O Empress, que será transferido da Pullmantur para a Royal Caribbean na próxima primavera, irá ficar baseado em Miami, para cruzeiros de curta duração já a partir de Março. O navio está de regresso à Royal Caribbean, que é a sua proprietária, mas esteve durante uma temporada ao comando da Pullmantur.
O navio, construído em 1990 sob o nome de Nordic Empress, com capacidade para receber 1600 passageiros irá realizar cruzeiros de quatro e cinco noites a Nassau, nas Bahamas, Cozumel e Costa Maya, no México e ainda Grande Caimão e Key West, na Florida.
A companhia irá também oferecer horários de embarque anteriores às 11 horas, para ajudar assim os passageiros a maximizar o seu tempo de férias de forma eficiente, assim como as horas de desembarque antes das 6h30.
O Empress of the Seas que irá realizar vários tipos de itinerários, após o seu regresso à Royal Caribbean, irá também proporcionar escalas mais longas, dando a oportunidade aos passageiros de acompanharem o pôr-do-sol nas Caraíbas.
O navio será revitalizado e rebatizado, no entanto as suas atracções não irão ser mudadas, entre as principais está a parede de escalada, as novas piscinas e jacuzzi, incluindo um apenas para adultos, o Solariam, o Vitality Spa com um extenso menu de tratamentos e ainda o Adventure Ocean, um programa para os mais novos.
Já na área gastronómica, o navio irá oferecer os serviços do Windjammer Café e ainda do restaurante de especialidades, Chops Grille.