Loja de Cruzeiros
MSC Cruzeiros Notícias

Eduardo Cabrita em exclusivo: “Se existissem mais cruzeiros com saídas de Portugal mais novos passageiros teríamos”

Retratos de Eduardo Cabrita, Director Geral da MSC Cruzeiros em Portugal . Terminal de Cruzeiros , do Porto de Lisboa , Sta . Apol—nia , Lisboa .

Em entrevista exclusiva ao Blog dos Cruzeiros, o Director-Geral da MSC Cruzeiros Portugal, voltou a apontar para um crescimento de 2 dígitos em 2016, o que revela a boa saúde da companhia em Portugal. Eduardo Cabrita confirmou ainda a excelente aceitação, por parte dos portugueses, do novo mercado da MSC, Cuba, que em 2017 contará com dois navios, o MSC Opera e o MSC Armonia.

Sabemos que a MSC vai crescer, mais uma vez, a bom ritmo em Portugal. Que balanço faz deste ano da MSC Cruzeiros em Portugal? Já existem números mais precisos?

EC: A MSC Cruzeiros é líder de mercado em Portugal pelo terceiro ano consecutivo e neste momento continuamos em crescimento mas encontramo-nos ainda a receber algumas reservas que também serão importantes nos nossos números finais, como é o caso dos itinerários em Cuba e nas Caraíbas e claro, no Mediterrâneo. Posso, no entanto, adiantar que estamos a crescer cada vez mais também no Inverno, entre Outubro e Abril, e a estimativa é de uma evolução dentro do esperado em termos gerais e creio que conseguiremos novamente um crescimento a dois dígitos no mercado português.

Eduardo Cabrita, Director Geral da MSC Cruzeiros em Portugal.

Que necessidades detectaram nos passageiros portugueses que pretendem navegar nos navios da MSC Cruzeiros e qual o perfil tipo do “cruzeirista” português? Que destinos preferem?

EC: Os portugueses adorariam que existissem mais itinerários com partida e chegada aos portos nacionais, mas quando lançamos um novo destino os portugueses estão no topo da imediata aderência, como foi o caso de Cuba. A verdade é que os cruzeiros têm sido cada vez mais procurados pelos portugueses e o interesse pela reserva dos mesmos como a melhor opção final de férias está cada vez maior e mais forte nas famílias.  Parece-me sinceramente que os portugueses já vêem as férias como uma grande prioridade. E considerando que cada vez existe mais comunicação sobre cruzeiros, as famílias realmente apercebem-se que estas são umas férias completas. Somos cada vez mais procurados por jovens e famílias e registou-se efectivamente a nível global uma diminuição da média de idades a bordo dos nossos navios, existindo cada vez mais outro tipo de consumidores a procurar os nossos cruzeiros como alternativa de férias.

A Europa é o destino de eleição no mercado dos cruzeiros e os itinerários mais procurados pelos portugueses continuam a ser os do Mediterrâneo e o Norte da Europa sendo os cruzeiros com saídas e chegadas a Barcelona, Veneza, Kiel ou Copenhaga os mais vendidos. Também as saídas e chegadas aos portos nacionais, como é o caso de Lisboa, continuam a ser uma grande aposta da companhia e igualmente muito apetecíveis para os passageiros portugueses, pelo facto de não serem necessários voos. Para além disso, destinos novos como Cuba e também as típicas Caraíbas ou Dubai, são cada vez mais procurados pelo seu clima e exotismo.

Este ano tivemos o MSC Splendida com cruzeiros de embarque/desembarque em Lisboa e para o ano teremos o MSC Magnifica! É um sinal que os portugueses preferem embarcar cá, em vez de optarem por voos?

EC: Sem dúvida! E posso seguramente afirmar que se existissem mais cruzeiros com saídas de Portugal mais novos passageiros teríamos! Em 2017 teremos novamente a nossa operação com embarque e desembarque em Lisboa e até agora temos notado, à semelhança dos outros anos, um grande interesse por parte dos portugueses. Vamos ter disponíveis quatro cruzeiros com saída e chegada a Lisboa no Verão de 2017, entre Setembro e Outubro, a bordo do MSC Magnifica com um itinerário de 10 dias pelo Mediterrâneo Ocidental, partindo de Lisboa e fazendo escala em países como Espanha, França, Itália e Marrocos. De salientar também  o regresso dos transatlânticos com passagem por portos portugueses de e para a América do Sul, para os passageiros que preferem embarcar ou desembarcar em portos portugueses.

MSC Meraviglia

2017 será um grande ano para a MSC com as estreias do MSC Meraviglia, no Mediterrâneo, e do MSC Seaside, nas Caraíbas. Que podemos esperar destes dois novos navios, e o que está a ser preparado para os portugueses em particular?

EC: Neste momento a MSC Cruzeiros tem encomendados 11 novos navios, que até 2026 virão juntar-se aos 12 modernos navios da nossa frota actual, e neste sentido o ano de 2017 vai ser um grande ano para nós, pois serão entregues os primeiros dois deste novo investimento –  o MSC Meraviglia, em Junho e o MSC Seaside, em Dezembro.

Os portugueses terão a oportunidade única de poder conhecer estes dois novos navios em primeira mão nas suas viagens inaugurais – o MSC Meraviglia fará a sua primeira escala em Lisboa no dia 7 de Junho, após sair do estaleiro em St. Nazaire, França, e o MSC Seaside passará no Funchal no dia 9 de Dezembro de 2017, também na sua Grand Voyage inaugural com partida de Veneza e destino a Miami.

Neste momento numa fase já final de construção o MSC Meraviglia será o primeiro da classe com o mesmo nome e será um navio para todas as estações, com 33.000m2 de espaços públicos, incluindo uma promenade interior ao estilo mediterrânico com 96m e um tecto em LED, oferecendo a possibilidade de realizar escalas nos principais portos do mundo.

Terá disponível um entretenimento de última geração, bem como uma enorme variedade de opções gastronómicas e de bem-estar de luxo. Para além da experiência a bordo, o navio estará a navegar pelo Mediterrâneo Ocidental na sua temporada inaugural de Verão – fazendo escalas em maravilhosos destinos históricos com três portos de embarque, onde estará disponível um programa único de excursões à medida, para que os viajantes tenham a possibilidade de mergulhar por completo na cultura e gastronomia locais. Com 315 metros de comprimento e 65 metros de altura, com 19 impressionantes decks e capacidade para cerca de 5,700 passageiros, o MSC Meraviglia vai não só tornar-se um dos maiores navios de cruzeiro no mar, mas prepara-se também para se tornar num dos destinos de férias mais atraentes, repleto de características inovadoras para oferecer aos clientes uma experiência inesquecível.

Leia também  Disney Wish: É nome escolhido para o novo navio da Disney Cruise Line (e a Rapunzel terá papel importante)

Um dos grandes destaques do MSC Meraviglia será o seu entretenimento exclusivo de classe mundial com os espectáculos exclusivos do Cirque du Soleil para os viajantes da MSC Cruzeiros. Estarão disponíveis a bordo dois espectáculos únicos, 6 noites por semana, que terão lugar no Carousel Lounge, um espaço construído à medida. Um serviço de jantar exclusivo para até 100 dos 450 viajantes com reservas para o espectáculo, eleva a gastronomia requintada e o premiado entretenimento da MSC Cruzeiros a um nível superior. Na verdade, representa uma experiência única que não será possível aos viajantes viverem em mais nenhum local no mar – ou no mundo.

O navio disponibilizará também uma oferta enriquecida para famílias e entretenimento de última geração para todas as idades com áreas dedicadas aos mais novos, incluindo zonas Chicco e Lego, e ainda um Super Parque de Diversões onde as crianças e os pais se poderão divertir em conjunto.

MSC Seaside

Por outro lado, inovador e ultramoderno MSC Seaside – ‘O Navio que segue o Sol’ – navegará todo o ano de Miami com uma vasta gama de itinerários de oito dias para as Caraíbas Ocidentais e Orientais a partir de Dezembro de 2017, oferecendo aos amantes do sol uma das mais elevadas proporções de espaço ao ar livre no mar. Projectado para navegar em mares quentes disponibilizará uma promenade ao ar livre com 360º à volta de todo o navio, elevadores panorâmicos e duas passadeiras com chão em vidro.

[xtopic title=”Tome Nota” layout=”1″ alignment=”right” ids=”14810″]

Com 323 metros de comprimento e 160,000 toneladas de arqueação bruta, o MSC Seaside terá disponível uma capacidade máxima para cerca de 5,179 passageiros. O design inovador da geração Seaside reflecte a paixão da MSC Cruzeiros pelo mar e tem disponível, entre outros, incríveis espaços ao ar livre. Inspirado num conceito pioneiro de condomínio de praia, vai aproximar os viajantes do mar, com características de design especiais que permitem aproveitar ao máximo o clima mais quente. Por exemplo, os passageiros terão a oportunidade de desfrutar do seu tempo a bordo com refeições e de descontrair ao ar livre aproveitando o sol, enquanto apreciam algumas das melhores vistas sobre o mar. Poderão também usufruir de um número aumentado de camarotes com varanda, vistas de mar e áreas públicas, com todos os pormenores cuidadosamente planeados para permitir que os viajantes aproveitem ao máximo o mar e o sol.

Para além da inovadora promenade exterior à volta de todo o navio, o MSC Seaside vai também oferecer um dos maiores e mais interactivos Parques Aquáticos dos mares. Será o primeiro navio de cruzeiro a possuir a tecnologia “Slide boarding”, combinando o escorrega aquático com um jogo interactivo, do mais avançado em tecnologias de parques aquáticos, garantindo diversão para todas as idades.

Os portugueses têm Cuba como destino de praia preferencial, mas ao nível dos cruzeiros é uma novidade. A adesão dos portugueses tem correspondido?

EC: Em 2015 a MSC Cruzeiros tornou-se na primeira companhia de cruzeiros mundial com embarque e desembarque em Havana, possibilitando aos viajantes desfrutar de uma experiência inesquecível conjugando o melhor do destino cubano e de navegar no Mar das Caraíbas a bordo de um cruzeiro. Foi uma grande aposta da companhia e um grande sucesso entre os portugueses e no geral. Para esta temporada de Inverno a MSC Cruzeiros aumentou a operação em Cuba, colocando dois navios na região com várias opções de itinerários e muitas datas disponíveis para descobrir este destino – a bordo do MSC Opera e do MSC Armonia. A procura por parte dos portugueses foi imensa e posso, por exemplo, destacar que os cruzeiros de final de ano neste destino esgotaram no nosso mercado, o que demonstra a grande adesão por parte dos viajantes portugueses.

Devido à grande procura por este destino, esta grande aposta da MSC Cruzeiros nas partidas de Havana vai continuar ao longo de todo o ano de 2017 com o MSC Opera, para que os viajantes aproveitem as maravilhas paradisíacas das Caraíbas e de Cuba ao máximo também durante as férias de Verão. Neste momento os portugueses têm aderido bastante bem a esta novidade para o próximo ano e já temos inclusive algumas reservas para estes cruzeiros no Verão.

Se pudesse eleger uma combinação destino/navio para 2017 qual seria? E porquê?

EC: Elegeria a reserva do nosso primeiro Cruzeiro Volta ao Mundo, por variadíssimas razões, mas acima de tudo, porque é uma ‘volta ao mundo’. E porque, apesar de o cruzeiro só ter início em 2019, as reservas já se encontram disponíveis e será uma oportunidade única, que os portugueses terão de reservar com dois anos de antecedência ou não será possível desfrutar desta viagem de uma vida. Com partida de Génova no dia 5 de Janeiro de 2019, será possível embarcar em quatro portos de escala diferentes – Civitavecchia, Génova, Marselha e Barcelona – a bordo do MSC Magnifica para um itinerário exclusivo de 119 dias, disponibilizando 49 destinos únicos em 32 países, pelos seis continentes, um cruzeiro magnífico de volta ao mundo que será um inesquecível sonho tornado realidade até para os viajantes mais exigentes.

Ao longo dos 119 dias à volta do mundo, os portugueses terão a possibilidade de visitar alguns dos portos históricos, movimentadas cidades cosmopolitas e também ilhas exóticas e paradisíacas espalhadas por todo o planeta – penso que não existe melhor viagem para escolher em 2017!

Booking.com

Nuno Ribeiro

Olá, o meu nome é Nuno Ribeiro e sou fundador do Blog dos Cruzeiros, um blog sobre o mundo dos grandes cruzeiros, onde pode encontrar notícias, opiniões, sugestões, guias, companhias, navios e muito mais.

Sempre que subo a bordo de um navio descrevo toda a experiência aqui para que possa ajudar quem pretende fazer um cruzeiro. Boas leituras!

Pub