fbpx
Notícias

Dubrovnik estuda formas de reduzir o impacto de cruzeiristas nas cidade velha

Dubrovnik

A Autoridade Portuária de Dubrovnik está trabalhar com o presidente da câmara e com as autoridades públicas da cidade procurando uma solução para o superlotação na cidade velha de Dubrovnik, especialmente nos meses de verão.

Katarina Varez, gerente de marketing e vendas da Autoridade Portuária de Dubrovnik, disse à Seatrade Cruise News que, após reuniões com o presidente da câmara e serviços públicos relevantes, “estamos estamos atentar reduzir os visitantes, com o objectivo de evitar o congestionamento portuário e urbano, regular o tráfego e garantir uma estadia de alta qualidade no destino”.

Varez disse que estes focam em extender a temporada alta de cruzeiros e o aumento das escalas para os meses mais fracos, melhorar a distribuição diária das escalas e proporcionar estadias mais longas. O porto “tem estado ativamente a tentar implementar uma política de destino de cruzeiro sustentável nos últimos anos”.

[xtopic title=”Tome Nota” layout=”1″ alignment=”right” ids=”17456″]

Isto é em resposta a uma missão da UNESCO para a cidade considerada Património Mundial, listada em 2015, onde recomendou um limite para passageiros de cruzeiro para 8 mil por dia.

Há dois anos atrás, a UNESCO informou que 90% das visitas de cruzeiro ocorrem entre Maio e Outubro e, enquanto os passageiros dos cruzeiros representavam apenas 2,5% do total de visitantes em Duvrovnik em 2013, a UNESCO informou que eles têm um impacto desproporcional no património devido à sua concentração no tempo e no espaço, com a maioria chegando no início da manhã e ficando menos de 17 horas.

Leia também  PortMiami já tem ligação elétrica a terra

Cerca de 750 mil passageiros de cruzeiros chegarão em 538 navios em 2017 – uma diminuição nos números pela primeira vez, em parte devido a essa política, confirmou o porto.

O presidente da câmara de Dubrovnik, Mato Frankovic, falou recentemente sobre os desafios que a cidade croata enfrenta devido ao superlotação. Ele disse ao jornal britânico The Telegraph que iria baixar o limite de passageiros de 8.000 a 4.000 por dia numa tentativa de aliviar as multidões.

Algumas das companhias de cruzeiros não concordarão com o que estou a dizer, mas o meu principal objetivo é garantir qualidade para os turistas e não posso fazê-lo, mantendo a situação como está“, disse ele ao jornal.

No entanto, Varez observou: “Quaisquer restrições não afetarão as escalas já confirmadas e o processo de redução de visitantes de cruzeiros deve ser implementado gradualmente“.

About the author

Nuno Ribeiro

Olá, o meu nome é Nuno Ribeiro e sou fundador do Blog dos Cruzeiros, um blog sobre o mundo dos grandes cruzeiros, onde pode encontrar notícias, opiniões, sugestões, guias, companhias, navios e muito mais. Sempre que subo a bordo de um navio descrevo toda a experiência aqui para que possa ajudar quem pretende fazer um cruzeiro. Boas leituras!

Share this