A Douro Azul, com a sua posição de líder em cruzeiros, apresenta sempre novidades bastante interessantes, surpreendendo os seus turistas com novas e melhoradas opções de viagem, seja com os seus navios ou com novos itinerários.
Neste caso a novidade que a Douro Azul apresenta aos seus seguidores é a encomenda de mais dois navios-hotel, à Navalria, respondendo positivamente ao seu crescimento e ao crescimento da procura deste tipo de opções por parte dos turistas para cruzeiros no rio Douro.
Neste reforço da sua frota, a empresa investe cerca de 25 milhões de Euros, dentro do projecto Douro Global (que está orçado em 37,3 milhões de euros e financiado em 45% por parte de fundos comunitários). Este projecto foi pensado principalmente nos turistas estrangeiros, estando caracterizado pela construção e equipamento de 3 navios-hotel, 6 autocarros de luxo e ainda a construção de 2 barcos Rabelo, melhorando assim o turismo no rio Douro.
A empresa Douro Azul, encomendou no mês de Março 2 navios-hotel, o AmaVida e o Queen Isabel que estão previstos ser entregues em Fevereiro de 2013, estando assim disponíveis para a temporada turística dos cruzeiros fluviais que está prevista iniciar em Março do mesmo ano.
Os recentes navios encomendados, com capacidade para 42 passageiros, estão previstos serem entregues no mês de Março do ano de 2014, cada um deles terá 80 metros de comprimentos e 53 cabines duplas, uma piscina, um SPA e um ginásio completamente equipado. Estão ainda equipados com a mais recente tecnologia e uma eficiência energética bastante inovadora, recorrendo a painéis fotovoltaicos que vão ser responsáveis pelo alivio do consumo dos geradores.
Com este reforço, a empresa apresenta assim um total de 12 navios para os seus cruzeiros de Luxo no rio Douro, no entanto a administração afirma que as novidades para 2014 ainda não ficam por aqui, assegurando ainda que outras opções vão ser apresentados nos próximos meses.