A Douro Azul, provavelmente a maior e mais conceituada companhia de cruzeiros fluviais, é conhecida por apresentar cruzeiros diários, alguns com programas especiais e sazonais. No entanto, a companhia está agora a restruturar a sua política e as suas prioridades, adaptando-se à conjectura social económica em que o país se encontra, tentando combater uma quebra que tem vindo a ocorrer ano após ano.
Assim, o próximo ano será ano de novidades para a Douro Azul, começando pela eliminação dos cruzeiros diários, que no ano de 2012 estão a ter uma quebra bastante elevada (mais de 30% face ao ano de 2011), optando assim por centrar as suas atenção num novo segmento denominado de “luxury barge cruises”.
Este novo segmento está previsto entrar no mercado já em Março do próximo ano, com a entrada de dois novos navios na companhia, vão ser realizados itinerários com estadia e dormida, em embarcações mais pequenas e com um menor número de passageiros em cada viagem, o que proporciona assim um serviço de elevada qualidade e uma viagem muito mais exclusiva. São ainda uma nova aposta para o novo ano os navios-hotel, sendo aproveitada a entrada de duas novas embarcações na companhia, o Ama Vida e o Queen Isabel.
Com esta aposta no segmento de luxo, a Douro Azul espera atingir o nível que há muito ambiciona, recuperando todo o investimento que vai ser feito, no valor de 56 milhões de euros para o período de 2012/2013. A companhia espera ainda reforçar a operação de cruzeiros de sightseeing, combinando ainda com os percursos turísticos feitos através de autocarros da Bluebus e tours aéreos pela zona do Porto e Douro, responsabilidade da empresa Helitours.
Ainda não foi avançado pela companhia quais serão os itinerários e programas que a companhia vai apresentar, contudo assim que a informação seja avançada pelos responsáveis, deixamos aqui todas as características para informação dos passageiros e interessados.