O Disney Fantasy resgatou quatro refugiados perto de Cuba, no último dia de 2023. O navio da Disney Cruise Line estava a aproveitar um dia de navegação, quando a pequena embarcação foi avistada forçando o Disney Fantasy a alterar a rota para prestar assistência.
A pequena embarcação, sem motor, foi avistada com quatro pessoas a bordo. O navio de cruzeiro parou imediatamente para ajudar, enviando os seus próprios botes e pessoal de resgate para trazer os refugiados a bordo.
Todos os quatro indivíduos foram resgatados com sucesso e recebido os cuidados médicos imediatos necessários a bordo do Disney Fantasy, bem como comida e água. O navio desviou ligeiramente o rumo para se encontrar com as autoridades da Guarda Costeira cubana, a fim de transferir os refugiados às autoridades competentes.
Disney Fantasy Cruise line picks up Cuban migrants at sea 12/31/23 just North of Havana, Cuba pic.twitter.com/aoK2QYNtpH
— Jason Dhaliwal (@jasondhaliwal) December 31, 2023
A repatriação de refugiados, de regresso ao seu país de origem, é uma prática comum neste tipo de resgate. Quando os refugiados são trazidos a bordo de um navio de cruzeiro, podem ser levados para o próximo porto de escala para serem entregues às autoridades, dependendo de onde forem encontrados.
O incidente aconteceu a aproximadamente 16 quilómetros da costa norte de Cuba, a noroeste de Havana. Como o Disney Fantasy estava muito perto de Havana, foi fácil para o navio desviar sem causar impacto significativo no seu itinerário.
O Disney Fantasy está atualmente num cruzeiro de 7 noites nas Caraíbas Ocidentais para o Ano Novo, tendo partido de Port Canaveral no sábado, 30 de dezembro. O dia do resgate foi um dia de navegação, tornando mais fácil para o navio ajustar a velocidade e a rota de navegação.
O navio da Disney, com 129.690 toneladas brutas, visitará Cozumel, no México; George Town, Ilhas Caimão; Falmouth, Jamaica; e Castaway Cay, Bahamas, durante o cruzeiro de uma semana, antes de regressar a Port Canaveral, no sábado, 6 de janeiro.