A escultura Danza del Mare foi criada para a MSC Foundation em parceria com a Venini, uma das mais conceituadas transformadoras de vidro do mundo que este ano comemora o seu centenário.
Como obra de arte, a criação simboliza a dedicação da MSC Foundation em proteger e promover o ambiente natural do qual faz parte e do qual depende: o nosso Planeta Azul. A escultura foi projetada por Monica Guggisberg e Philip Baldwin para o MSC Seashore e está localizada no MSC Foundation Center, ocupando os decks 5 a 8, cercado por uma parede espelhada que espalha luz e cor, através de um holofote localizado na sua base.
“Ao longo destes cem anos de história e paixão, a VENINI preservou e interpretou um património artístico único que tem as suas origens na cultura veneziana do século XIII, criando obras distintas que combinam o profundo conhecimento da tradição com o fascínio do sabor contemporâneo. A Venini orgulha-se de ter contribuído com a sua experiência e competência para criar esta escultura única que celebra o mar e a sua beleza“, disse Silvia Damiani, Presidente da Venini.
“A nossa visão é restaurar o equilíbrio crítico entre pessoas e natureza no prazo de uma geração, com foco na proteção ambiental dos ecossistemas aquáticos e marinhos em particular. Venini e a MSC Foundation partilham um profundo amor pelo mar e compromisso mútuo em protegê-lo“, afirmou Daniela Picco, Diretora Executiva da MSC Foundation.
Alguns detalhes curiosos sobre a “Danza del Mare”:
- Monica Guggisberg e Philip Baldwin são os designers desta bela criação realizada pela Venini.
- A equipa Venini apoiou o desenvolvimento técnico e de engenharia desta colossal instalação com 12 metros de altura com todas as partes feitas à mão.
- O desenho em espiral estreita-se em direção ao centro e tem um diâmetro superior de 3 metros.
- 10 cabos verticais e um holofote que projeta luz no sentido ascendente.
- Cerca de 190 peixes de várias cores – vermelho, amarelo e violeta – nadam em espiral evocando as cores efervescentes da água e do mar.
O design usa o meio mágico e fluido do vidro para expressar a fluidez dos mares e tudo que há neles, animal, vegetal e mineral, coral, peixe, algas marinhas e oxigénio. A imensa profundidade e extensão do mar, cobrindo 71% da superfície do nosso mundo, está contida no imaginário da escultura, na sua altura e na densidade do seu conteúdo, como se fosse o próprio mar num prisma elevado de energia e componentes móveis. Em parte uma imagem dos pulmões da Terra, em parte uma imagem da nutrição da Terra e em parte uma imagem de beleza simples, simboliza o papel indispensável do mar no nosso bem-estar e do nosso planeta. Dependemos disso. Não depende de nós.
A escultura expressa também a fragilidade do seu tema, o grau em que todos os ecossistemas existem num delicado equilíbrio, que deve ser respeitado, mantido e nutrido. Esta é a profunda mensagem subjacente desta obra de arte, inspirando todos a tratar a água e a vida abundante com o maior respeito e honra.
O MSC Seashore é o local perfeito para a escultura, levando a sua mensagem de cuidado com o mar a milhares de viajantes enquanto o navio navega todos os dias pelos mares e oceanos deste mundo rico e infinitamente variado.