Apesar de existirem actualmente restrições que não permitem os navios de cruzeiro atracarem na ilha, novos regulamentos podem estar a mudar essas condições e os cruzeiros para Cuba podem estar mais perto do que se pensava.
Embora não havendo para já certezas e calendários de escalas que os navios de cruzeiro poderão vir a realizar em Cuba, os investidores estão a apostar numa nova regulamentação que será certamente um impulso enorme e saudável para a indústria dos cruzeiros. A ideia de novos portos, nomeadamente no que diz respeito a Cuba, faria com que os itinerários das companhias se tornassem mais atraentes para os passageiros que procuram algo novo, principalmente aqueles que têm uma ligação especial com a cultura cubana.
Esta é uma notícia que diz principalmente respeito a três das maiores companhias do mercado actual, nomeadamente Carnival, Royal Caribbean e Norwegian, que viram as suas acções subir assim que estas declarações vieram a público. As três companhias dependem do mercado das Caraíbas como o destino mais popular para os seus itinerários.
Actualmente e de acordo com as restrições existentes, os navios têm que navegar em volta da ilha de Cuba para chegar aos restantes portos das Caraíbas. A oportunidade de realizarem escalas em portos cubanos poderia ser a resolução mais fácil e rentável para as companhias de cruzeiro, oferecendo aos seus passageiros um foco adicional de interesse que representa Cuba.