O navio, agora adquirido pela Crystal Cruises, foi construído em 1998 na Alemanha, sendo que os seus interiores foram inspirados nos grandes navios transatlânticos, tendo a capacidade para receber 520 passageiros. O Deutschland era o principal navio da companhia Peter Deilmann.
Segundo notícias que surgem directamente de um website alemão, a Crystal Cruises adquiriu o navio através de um negócio no valor de 50 milhões de euros, avançando desde já que não irá manter a bandeira alemã no navio. Apesar de tudo, ainda não surgiram declarações oficiais por parte da companhia sobre o negócio nem sobre a adição do navio à sua frota.
Por outro lado, o operador e proprietário do navio, já se encontra em tribunal a responder a um processo de falência, uma das razões que levou a Crystal Cruises a adquirir o Deutschland. Ao contrário do que acontece com outros navios da frota da companhia, este tem apenas alguns camarotes com varandas, o que poderá ser mudado mais tarde através de uma remodelação.
Parece que o interior do navio tem muito pouco espaço para grandes remodelações, pelo menos, sem que a sua decoração singular seja afectada. No entanto já havia planos de revitalização para o navio pelos seus antigos proprietários, com a adição de varandas entre outras inovações, sendo possível que a Crystal Cruises mantenha o mesmo plano.