Apesar da grande popularidade que os cruzeiros têm neste momento em relação ao volume de turistas que trazem para o nosso país, nem sempre estes são usados da forma correcta por todos, por isso existem já várias referências à presença de droga nestes navios, principalmente oriundos do Brasil e Argentina.
Desde o passado mês de Março, a Polícia Judiciária já apreendeu perto de 35 quilos de cocaína que vinham no interior de navios de cruzeiro, principalmente do Brasil e da Argentina, mostrando assim que infelizmente além destes serem usados para famílias realizarem as suas férias de grande qualidade, estão também a ser usados como os chamados correios de droga para a nossa capital.
De Março até ao presente dia, a Polícia Judiciária já realizou três operações de grande dimensão, sendo que duas foram feitas no porto de Lisboa, apreendendo um total de 35 quilos de cocaína que se verificou mais tarde que se destinava ao mercado espanhol. No total, foram detidos 6 homens durante as operações, sendo que de acordo com as declarações feitas e os dados apurados pelas autoridades, estes homens recebiam entre 4 a 5 mil euros por cada operação que realizavam.
Estas operações vão continuar a existir de forma a combater este flagelo que está a contaminar todo o mundo, porém as autoridades estão a tentar idealizar um projecto e conceito diferente para que o problema seja resolvido antes até de acontecer, isto é, evitando que a droga entre nos navios nos portos de embarque.