fbpx
Artigos

Cruzeiros Temáticos: A Nova Moda

No mundo dos cruzeiros há uma nova tendência que parece ter vindo para ficar. São os chamados cruzeiros temáticos que se desenrolam em torno de áreas tão variadas como a música, a comida ou até a tendência sexual dos passageiros.

Esta nova vertente dos programas de cruzeiros é cada vez mais procurada porque proporciona aos envolvidos a experiência única de poder viver permanentemente um hobby ou de poder desenvolver uma área profissional ou do conhecimento.

Os cruzeiros temáticos costumam incluir actividades muito diversificadas, centradas no tema nuclear, incluindo excursões a terra, a interacção com figuras mediáticas e conceituadas de determinado campo. Muitas vezes este tipo de cruzeiros inclui convidados especiais, alguns deles famosos nas suas áreas de actuação, o que permite aos passageiros a possibilidade única de poderem contactar de perto com figuras que de outro modo nunca poderiam sequer ver ao vivo.

Cruzeiros gastronómicos

Começa a haver uma oferta bastante diversificado no âmbito dos cruzeiros dedicados aos fãs da boa comida e do bom vinho.

Um cruzeiro temático no domínio da culinária oferece, normalmente, a possibilidade de convívio com alguns dos “chefs” mais conceituados do mundo, permitindo aos passageiros aprenderem algumas das suas técnicas e alguns dos seus pratos “assinatura”.

No âmbito dos cruzeiros dedicados ao vinho, os viajantes poderão tirar dúvidas e partilhar experiências com algumas das autoridades mais reconhecidas do meio. São habituais os workshops e as provas de vinhos especialmente seleccionados neste tipo de cruzeiros. Também se costumam organizar excursões a terra a vinhas locais ou a caves.

Nalguns casos há cruzeiros que misturam o enfoque na comida e no vinho, concedendo aos passageiros a possibilidade de experimentarem os dois prazeres.

Cruzeiros musicais

Tendência de grande sucesso são os cruzeiros que se centram no gosto particular por um determinado tipo de música. São bastante procurados por um público mais jovem, interessado em viver grandes festas “non stop” em alto mar.

Os ritmos latinos e electrónicos são dos mais bem-sucedidos pelo entusiasmo que suscitam, mas há cruzeiros musicais para todos os gostos, dos sons da Broadway à música clássica, passando pelo jazz. Os festivais MOB estão também muito em voga, com programas que aliam música, natureza e boas energias, tudo condimentado com a actuação de alguns dos melhores Dj´s do mundo.

Neste tipo de cruzeiros são habituais os artistas convidados e as oportunidades para dançar abundam. Nalguns navios há inclusive a possibilidade de se aperfeiçoarem os passos de danças em seminários e workshops.

Cruzeiros históricos e culturais

Para os amantes da História e da Cultura há igualmente boas ofertas no que se refere a cruzeiros temáticos. Estas viagens organizam-se em torno de eventos históricos particulares ou de épocas concretas, programando-se visitas aos locais onde se vivenciaram, bem como conferências e classes feitas por historiadores e autores consagrados.

Em termos culturais, estes navios de cruzeiro permitem aos viajantes experimentarem a comida, a música e as tradições de um local ou um período histórico específico.

Este tipo de cruzeiros pode ainda prever performances de dança e de música, em torno das temáticas em causa, bem como reconstituições históricas.

Cruzeiros Fitness

Os cruzeiros “Qualidade de Vida” são uma vertente bastante apreciada, em particular pelos amantes do “fitness” e por aqueles que estão interessados em desligar do stress quotidiano. É uma excelente forma de apostar no melhoramento pessoal, interno e externo.

Leia também  O meu ano de 2023 para inspiração (em 25 fotografias)

Este tipo de alternativa oferece a possibilidade de exercer actividades de relaxamento, de massagem, de alongamento e de meditação. As aulas de yoga e a hidroginástica são outras áreas habituais, além das palestras e dos workshops dedicados ao assunto. Piscinas, jacuzzis, espaços desportivos para a prática de jogging e de golfe são serviços assegurados, além de outras comodidades.

Os passageiros destes cruzeiros de “fitness” são habitualmente pessoas interessadas em encontrar o seu equilíbrio interno.

Cruzeiros para os mais pequenos: da Barbie ao mundo mágico da Disney

Uma vertente também com bastante potencial, particularmente para as famílias, são os cruzeiros temáticos vocacionados para os mais pequenos.

Os cruzeiros Disney Magic e Disney Wonder são alguns desses navios maravilhosos que transportam todos os seus passageiros para o mundo da fantasia. É um verdadeiro conto de fadas flutuante com imensas atracções para crianças e adultos. Entre os detalhes únicos que possui estão, por exemplo, uma piscina em formato de Mickey, promovendo espectáculos de todos os géneros a todo o momento e efectuando paragens nos Parques Temáticos vocacionados para crianças mais interessantes da rota planeada.

A empresa Royal Caribbean promove, por seu turno, a “Barbie Premium Experience”, um cruzeiro todo ele pensado para o universo das meninas que adoram a mais famosa boneca do mundo. Destinado a crianças entre os quatro e os 11 anos de idade, este tipo de cruzeiro inclui cabines convenientemente decoradas em tons cor-de-rosa, como deve ser, bem como inúmeras lembranças alusivas à Barbie para levar para casa.

A “Barbie Experience” inclui festas adequadas ao universo da boneca, desfiles e workshops de moda, uma classe de dança das sereias e aulas de surf, entre outras actividades.

Há ainda cruzeiros dedicados ao universo da Nickelodeon com eventos para toda a família, desde os jogos à beira da piscina com Team Nick, passando pela festa da música da Dora, pelos passeios com o Sponge Bob.

Cruzeiros Gay e muito mais…

Os cruzeiros sob a temática gay são outra moda neste domínio. É uma tendência que se explica perante a importância que todas as pessoas dão à possibilidade de viverem a sua sexualidade em pleno, sem vergonhas e sem dedos apontados. Este tipo de viagens centram-se no desejo de celebrar o amor e o espírito livre e a animação está a partida garantida!

Neste âmbito dos cruzeiros temáticos as possibilidades são imensas, podendo explorar-se diversas e infinitas áreas. As companhias de cruzeiro tendem a apostar em viagens dedicadas a eventos especiais, sejam eles um festival, um acontecimento desportivo ou uma qualquer celebração típica de determinado local ou período.
O itinerário do cruzeiro desenrola-se assim em torno desse evento, designadamente em termos culinários e de actividades lúdicas.

Outra alternativa cada vez mais comum prende-se com a inclusão de uma celebridade famosa como convidada do cruzeiro. É um modo de atrair viajantes, oferecendo-lhes a possibilidade de conviverem de perto com uma pessoa que, habitualmente, lhes seria inacessível. No fundo, como todos os cruzeiros, o objectivo é tirar as pessoas da sua realidade comum e lançá-las para o domínio do sonho e do estado de leveza que é típico de umas férias longas e especiais.

Share this

Novo Cruzeiro de Grupo: Ilhas Gregas a bordo do Celebrity Infinity!