Cruzeiros Fluviais Itinerários

Cruzeiros no Rio Douro: 3 Itinerários a não perder

Graças à excelente navegabilidade do Rio Douro, a procura de cruzeiros para esta região tem aumentado de ano para ano e as visitas turísticas multiplicam-se.

Os apaixonados por cruzeiros por vezes procuram no estrangeiro experiências semelhantes sem necessidade. Os cruzeiros no Rio Douro atualmente são bastante acessíveis e providenciam experiências únicas e muito variadas. No fundo, um cruzeiro no rio Douro é uma experiência a não perder.

Os motivos de interesse são muitos e enumerar todos seria impossível, fique apenas com alguns:

  • A beleza arquitetónica de Gaia e Porto, e as suas reconhecidas caves do vinho do Porto
  • As paisagens deslumbrantes e naturais
  • O único vale do Douro
  • Os vinhedos do vinho do Porto
  • A rica e variada gastronomia
  • As 5 eclusas que vencem o desnível de 125m desde a foz do Rio Douro até Barca d’Alva
  • E muitos outros motivos…

Fique a conhecer, em baixo, alguns cruzeiros que pode fazer neste rio!

Cruzeiro das Pontes

Este pequeno cruzeiro tem duração de 50 minutos. Nesta pequena viagem pode apreciar, na margem direita o antigo casario do Porto e na margem esquerda Vila Nova de Gaia com todos os seus armazéns de vinho do Porto.

Navega pelas seis pontes: ponte Luiz I, ponte do Infante, ponte Maria Pia, ponte São João, avista-se a ponte do Freixo e passa-se na ponte da Arrábida.

Distingue-se a zona histórica do Porto, a muralha Fernandina, a Igreja de São Francisco, o antigo edifício da Alfandega, a Igreja de Massarelos com o seu painel de azulejos e o Palácio de Cristal. Ao fundo a foz do rio Douro e o Oceano Atlântico.

Cruzeiros no Douro | Serviços a Bordo

 

O barco dá a volta em frente à vila piscatória de Afurada e regressa junto à margem de Gaia, passando em frente às diversas caves e por fim, no cimo do morro, o Mosteiro da Serra do Pilar.

Visitando o Porto não perca este cruzeiro. É bastante fácil fazer este cruzeiro visto que as embarcações partem a cada 30 minutos.

Cruzeiro do Porto à Régua

Um dos cruzeiros mais procurados no Porto. Embarque de manhã pelas 8 horas num cruzeiro inesquecível em direção à Régua.

Hoje em dia podemos subir ou descer o Douro em barcos rabelos ou barcos de grande porte, seguros e modernos, levando turistas a verem uma realidade única: o Douro Vinhateiro – classificado Património Mundial da Unesco em 2001.

A primeira parte da viagem é urbana, deixamos o Porto para visitar Gondomar, Avintes e algumas praias fluviais.

Após 1 hora de cruzeiro passa-se a Barragem de Crestuma com um desnível de cerca de 14m. Momentos de agitação, curiosidade e emoção são flagrantes nesta manobra.

Leia também  Oasis of the Seas em Nova Iorque em 2020 (consulte os itinerários)

Passamos várias povoações, como Lever, Lomba, Melres, Pedorido, Rio Mau, Entre-os-Rios, Castelo de Paiva e também por alguns afluentes do Douro como o rio Tâmega.

Gozando a calmaria da navegação por mais duas horas por uma paisagem rural, e após um canal mais rochoso, chegamos à Barragem de Carrapatelo. Esta é considerada a eclusa de navegação mais alta da Europa com um desnível de 35m.

A partir daqui deslumbramos os vinhedos em socalcos, um sem fim de pomares e olivais, as quintas e suas casas senhoriais. Passamos Caldas de Aregos, ponte de Mosteirô e ponte da Ermida.

Cruzeiros no Douro

Durante o percurso é servido o pequeno almoço e almoço.

Alguns programas chegam a incluir, após chegada à Regua uma visita a uma quinta que inclui uma prova simples de vinho do porto. Habitualmente o regresso é de comboio para o Porto, chegando por volta das 19h00.

Dificilmente se consegue transpor em escrita o que este cruzeiro nos mostra e transmite, um sem fim de contrastes… uma paisagem deslumbrante e inesquecível que o nosso Portugal tem para oferecer.

Cruzeiro Régua a Barca d’Alva

Em maior parte dos programas, o barco parte da Régua às 07:30 a iniciar o cruzeiro com destino a Barca d’Alva começando por passar na Barragem de Bagaúste com um desnível de 28,50m. Passado uma hora e meia chega-se à vila pitoresca do Pinhão, não esquecendo as duas eclusas a vencer: Valeira e Pocinho.

Até lá, muito tem para navegar: um serpentear constante entre vinhedos, olivais, amendoeiras, paisagens por vezes com gargantas rochosas como o Cachão da Valeira, uma formação granítica que impedia anos atrás a navegação neste local, agora calmo e sereno e que só pelo rio podem ser admiradas.

Cruzeiros no Douro

Depois de uma paragem em Barca d’Alva e saciados um bom lanche servidos a bordo, o barco chega ao cais do Pocinho.

Pelas 18:30 parte da Estação do Pocinho o comboio de regresso ao Porto.

A Porto Douro é uma empresa especializada em cruzeiros no Rio Douro. Não deixe de visitar o website para conhecer as suas ofertas em: https://www.portodouro.com

 

Booking.com

Add Comment

Click here to post a comment

Nuno Ribeiro

Olá, o meu nome é Nuno Ribeiro e sou fundador do Blog dos Cruzeiros, um blog sobre o mundo dos grandes cruzeiros, onde pode encontrar notícias, opiniões, sugestões, guias, companhias, navios e muito mais.

Sempre que subo a bordo de um navio descrevo toda a experiência aqui para que possa ajudar quem pretende fazer um cruzeiro. Boas leituras!