Na semana passada Ponta Delgada recebeu a visita do luxuoso veleiro de cruzeiros, Star Clipper, durante aproximadamente 24 horas. Este é um tipo de navio de cruzeiro diferente substancialmente do que os passageiros estão habituados a receber, mas a verdade é que são muito interessantes e cativam bastante a atenção pela sua diferença.
Este navio pertence à companhia Star Clippers, uma das mais peculiares neste momento no mercado, distinguindo-se das restantes companhias pela diferença no tipo de navios, já que são navios veleiros. Esta escala do navio integrou-se numa viagem transatlântica de 18 dias de duração, iniciada em Philipsburg, nas Caraíbas, e tendo como destino final a nossa capital, Lisboa, tendo ocorrido já na passada quarta-feira.
O navio tem um irmão mais velho, Star Flyer, tendo o Star Clipper sido este construído em Maio de 1992 e o seu irmão mais velho em 1993. Algumas das suas principais características são: 116 metros de comprimento, 15 metros de boca, 5,6 metros de calado, cerca de 1198 toneladas, com capacidade para 170 passageiros e 72 tripulantes, com 85 cabines na totalidade.
Habitualmente este navio está sediado nos mares da Polinésia Francesa, Mediterrâneo ou mesmo nas Caraíbas. Uma das diferenças que faz o sucesso junto aos passageiros é que o navio recorre às suas majestosas velas para fazer as suas viagens, chegando muitas vezes a permitir que os próprios passageiros participem nas acções e logísticas que a movimentação do navio necessidade. Outra das vantagens é que devido ao uso das suas velas para navegar, este é um navio muito silencioso, já que a ausência de motores constantemente permite que os passageiros possam aproveitar a brisa e as paisagens por onde o cruzeiro passa.
Ponta Delgada recebeu este excelente exemplar de turismo de cruzeiros ao estilo diferente do habitual, porém é muito simples de encontrar boas opções de viagens a bordo deste género de navios, permitindo apreciar um estilo diferente de embarcação, mas principalmente, permitindo desfrutar de um estilo de viagem muito diferente dos habituais cruzeiros.