Notícias

Cruzeiros em Lisboa atingem em 2009 novo recorde de passageiros

O movimento de passageiros de cruzeiros no Porto de Lisboa atingiu em 2009 um novo recorde, ao chegar aos 415.804 passageiros totais, que supera 2008 em 2% ou 8,3 mil passageiros, se bem que em escalas de navios tenha havido um recuo de 4,2% ou 13, para 295 — de acordo com os dados publicados pela APL – Administração do Porto de Lisboa.

A informação mostra que foram os chamados passageiros em turnaround, que iniciam e/ou terminam cruzeiros em Lisboa, que impulsionaram o crescimento, ao atingirem o recorde de 83.871, mais 115,5% ou mais 44.951, porque em passageiros que passam pela capital portuguesa apenas pelo período das escalas dos navios (trânsitos) no ano passado deu-se um decréscimo de 9,9% ou 36,6 mil, para 331.933.

O estabelecimento de um novo recorde no movimento de passageiros de cruzeiros no Porto de Lisboa já era uma quase certeza em Novembro (clique para ler: Lisboa vai ter novo recorde nos cruzeiros / Turnarounds já são novo máximo absoluto), mas ficava por saber em quanto iria ser ultrapassada a marca de 2008.

Os dados agora divulgados pela APL indicam que em Dezembro, quando o mercado dos cruzeiros com início e/ou fim em Lisboa perde expressão, o movimento teve um decréscimo forte, tendo havido uma queda do total de passageiros em 25,4% ou cerca de seis mil, para 17.850, com quedas de 30,7% nos passageiros em trânsito, para 13.503, e de 2,1% nos turnarounds, para 4.347. Em número de escalas, Dezembro foi também um mês de decréscimo, em 23,1% (menos três), para dez.

Leia também  Costa Cruzeiros apresenta "Super All Inclusive" para o Mediterrâneo e Norte da Europa (taxas, bebidas, gratificações e cinco excursões)

Add Comment

Click here to post a comment

Nuno Ribeiro

Olá, o meu nome é Nuno Ribeiro e sou fundador do Blog dos Cruzeiros, um blog sobre o mundo dos grandes cruzeiros, onde pode encontrar notícias, opiniões, sugestões, guias, companhias, navios e muito mais.

Sempre que subo a bordo de um navio descrevo toda a experiência aqui para que possa ajudar quem pretende fazer um cruzeiro. Boas leituras!