A maioria dos passageiros de cruzeiro encara esta opção como pura diversão e animação a bordo de grandes Hotéis de Luxo ambulantes, porém os cruzeiros podem ser muito mais do que isso, existindo ultimamente uma forte tendência de grandes empresas recorrerem aos cruzeiros para viagens de negócios, colóquios ou simplesmente reuniões de empresa.
Um dos segmentos que mais tem crescido nos últimos tempos são os cruzeiros corporativos, isto é, são opções que oferecem a empresas de várias áreas reuniões de trabalho, actividades específicas e palestras, em toda a comodidade e conforto que os passageiros encontram num cruzeiro. Existem ainda empresas que usam as viagens de cruzeiro como incentivo para a ligação entre os funcionários, os clientes e os familiares dos funcionários.
A grande vantagem destes cruzeiros para as próprias empresas é o foco com que os funcionários vão estar, ao contrário do que era de esperar, as reuniões e palestras diurnas e os espectáculos, restaurantes, lounges, teatros, bares e piscinas que estão disponíveis durante a noite, vão levar os passageiros a centrar a sua atenção quando esta é necessária. Assim, torna tudo muito mais valioso para a própria companhia, combinando ainda com a questão do investimento da própria empresa, os cruzeiros tornaram-se bastante atrativos para grandes empresas que procuram soluções para confraternização e socialização em grupo dos seus funcionários.
O custo para a empresa é um dos factores mais importantes, já que para mini-cruzeiros de 3 ou 4 noites (são os mais procurados), o investimento é de cerca de 150 dólares por pessoa, com todo o tipo de serviços incluídos, desde acomodações de grande qualidade, serviços de luxo, refeições diárias, espaços de reunião e uma equipa profissional especializada em receber as empresas e os seus funcionários.
Os cruzeiros corporativos são cada vez mais populares, organizando eventos temáticos para várias empresas. Este é um segmento que está em franca expansão e espera um crescimento exponencial nos próximos anos.