Loja de Cruzeiros
Artigos

Cruzeiros: 10 Destinos de Exceção – Fiordes Noruegueses (Parte 3)

Com uma costa rochosa, recortada com fiordes em todos os 2500 quilómetros da extensão total da península escandinava, a Noruega é um dos grandes países marítimos. Os cruzeiros nesta zona mostram a beleza natural da costa, com as suas montanhas, os seus campos salpicados de flores silvestres, as suas catedrais medievais e as aldeias de pescadores. Os cruzeiros são de 7 a 21 dias, a partir de Copenhaga, Amesterdão, Dover ou Southampton. A maior parte concentra-se na metade sul do país, mas alguns seguem para norte, para o Círculo Polar Árctico.

Veja aqui a nossa experiência num Cruzeiros aos Fiordes da Noruega, realizado em Maio de 2018, com a Royal Caribbean.

Fiordes Noruegueses

Stavanger, no Mar do Norte, é a cidade norueguesa mais ao sul na maioria das rotas. É a quarta maior cidade da Noruega e um dos mais movimentados portos marítimos, com uma mistura de arquitecturas medieval e moderna. A sua catedral do século XII é conhecida como um dos mais belos edifícios medievais da Noruega. Rumo ao norte, Bergen é o centro da zona dos fiordes, com Hardangerfjord ao sul e Nordfjord e Sognefjord para o norte – este último, o maior da Noruega, fornece acesso à aldeia de montanha de Olden e do belo Glaciar Briksdal. Bergen em si é a segunda maior cidade da Noruega e está repleta de história, desde a torre fortificada Rosenkrantz, passando pelos museus dedicados à história dos vikings e os mercadores da Liga Hanseática do século XVIII.

Mais ao norte, a pitoresca vila de Flam está cercada por três lados pelo fiorde Aurlandsfjord e é o término do Caminho de Ferro de Flam, que sobe em altitude 870 metros em apenas 19 quilómetros de extensão. A cidade costeira de Alesund, na entrada para o profundo fiorde Geirangerfjord, é notável pela sua arquitectura Art Nouveau, datada de 1904, após a cidade antiga ter ardido completamente. Os navios percorrem, em sentido descendente, o Fiorde de Geiranger – com montanhas de ambos os lados que atingem os 1600 metros de altitude e cascatas que descem as encostas rochosas – e chegam à vila de Geiranger, onde existe um dos resorts mais famosos do país dos fiordes.

Leia também  Esqueça as férias em Resorts... 10 razões por que os Cruzeiros são (muito) melhores!

Quanto mais longo for o cruzeiro, mais ao norte irá. A norte de Geiranger, o fiorde de Trondheimsfjord leva-nos à cidade de Trondheim. Tendo sido a capital da Noruega até ao início do século XIII, a sua história é mostrada através da arquitectura baseada em madeira e uma catedral gótica impressionante. Atravessando o Círculo Polar Árctico, as Ilhas Lofoten possuem pequenas aldeias, montanhas altíssimas e a cidade de Tromso, conhecida como a “passagem para o Árctico” por ser o ponto de partida para muitas expedições árcticas.

A melhor época para fazer um cruzeiro: A maioria dos navios percorre a costa de Junho a Agosto, embora a companhia de cruzeiros Hurtigruten opere o ano todo, mesmo durante o inverno do Árctico.

Companhias de Cruzeiro: As companhias de cruzeiro Costa e Cunard oferecerem a maioria de partidas na Noruega, incluindo algumas que vão mais para o norte, acima do Círculo Polar Árctico. A Hapag-Lloyd, a Silversea e a Oceania oferecem vários cruzeiros mais detalhados, de várias semanas de duração. De longe, a presença mais constante é a da companhia norueguesa Hurtigruten, que tem barcos a viajar para o norte de Bergen todos os dias do ano, funcionando como navios que combinam cruzeiro, ferry-boats e carga. A rota costeira padrão visita 34 cidades e vilas, com paragens que variam entre 15 minutos e várias horas. No verão, os navios também fazem viagens para as ilhas Lofoten e Spitsbergen.

Booking.com

3 Comments

Click here to post a comment

  • Muito bom dia 🙂

    Dado que o meu próximo Cruzeiro, em 2012, passará pelos Fiordes, depois de visitarmos a Islândia, e as Ilhas Faroë, gostaria muito de ler as duas primeiras partes deste artigo.
    Seria possível enviar-me os respetivos links ?

    Muito Obrigado

    Luis

Nuno Ribeiro

Olá, o meu nome é Nuno Ribeiro e sou fundador do Blog dos Cruzeiros, um blog sobre o mundo dos grandes cruzeiros, onde pode encontrar notícias, opiniões, sugestões, guias, companhias, navios e muito mais.

Sempre que subo a bordo de um navio descrevo toda a experiência aqui para que possa ajudar quem pretende fazer um cruzeiro. Boas leituras!

Pub