fbpx
Artigos

Cruzeiros: 10 Destinos de Exceção – Fiordes Noruegueses (Parte 3)

Com uma costa rochosa, recortada com fiordes em todos os 2500 quilómetros da extensão total da península escandinava, a Noruega é um dos grandes países marítimos. Os cruzeiros nesta zona mostram a beleza natural da costa, com as suas montanhas, os seus campos salpicados de flores silvestres, as suas catedrais medievais e as aldeias de pescadores. Os cruzeiros são de 7 a 21 dias, a partir de Copenhaga, Amesterdão, Dover ou Southampton. A maior parte concentra-se na metade sul do país, mas alguns seguem para norte, para o Círculo Polar Árctico.

Veja aqui a nossa experiência num Cruzeiros aos Fiordes da Noruega, realizado em Maio de 2018, com a Royal Caribbean.

Fiordes Noruegueses

Stavanger, no Mar do Norte, é a cidade norueguesa mais ao sul na maioria das rotas. É a quarta maior cidade da Noruega e um dos mais movimentados portos marítimos, com uma mistura de arquitecturas medieval e moderna. A sua catedral do século XII é conhecida como um dos mais belos edifícios medievais da Noruega. Rumo ao norte, Bergen é o centro da zona dos fiordes, com Hardangerfjord ao sul e Nordfjord e Sognefjord para o norte – este último, o maior da Noruega, fornece acesso à aldeia de montanha de Olden e do belo Glaciar Briksdal. Bergen em si é a segunda maior cidade da Noruega e está repleta de história, desde a torre fortificada Rosenkrantz, passando pelos museus dedicados à história dos vikings e os mercadores da Liga Hanseática do século XVIII.

Mais ao norte, a pitoresca vila de Flam está cercada por três lados pelo fiorde Aurlandsfjord e é o término do Caminho de Ferro de Flam, que sobe em altitude 870 metros em apenas 19 quilómetros de extensão. A cidade costeira de Alesund, na entrada para o profundo fiorde Geirangerfjord, é notável pela sua arquitectura Art Nouveau, datada de 1904, após a cidade antiga ter ardido completamente. Os navios percorrem, em sentido descendente, o Fiorde de Geiranger – com montanhas de ambos os lados que atingem os 1600 metros de altitude e cascatas que descem as encostas rochosas – e chegam à vila de Geiranger, onde existe um dos resorts mais famosos do país dos fiordes.

Leia também  Descobrir Roma: As 5 Principais Atrações Gratuitas que não Pode Perder (e como se deslocar desde Civitavecchia)

Quanto mais longo for o cruzeiro, mais ao norte irá. A norte de Geiranger, o fiorde de Trondheimsfjord leva-nos à cidade de Trondheim. Tendo sido a capital da Noruega até ao início do século XIII, a sua história é mostrada através da arquitectura baseada em madeira e uma catedral gótica impressionante. Atravessando o Círculo Polar Árctico, as Ilhas Lofoten possuem pequenas aldeias, montanhas altíssimas e a cidade de Tromso, conhecida como a “passagem para o Árctico” por ser o ponto de partida para muitas expedições árcticas.

A melhor época para fazer um cruzeiro: A maioria dos navios percorre a costa de Junho a Agosto, embora a companhia de cruzeiros Hurtigruten opere o ano todo, mesmo durante o inverno do Árctico.

Companhias de Cruzeiro: As companhias de cruzeiro Costa e Cunard oferecerem a maioria de partidas na Noruega, incluindo algumas que vão mais para o norte, acima do Círculo Polar Árctico. A Hapag-Lloyd, a Silversea e a Oceania oferecem vários cruzeiros mais detalhados, de várias semanas de duração. De longe, a presença mais constante é a da companhia norueguesa Hurtigruten, que tem barcos a viajar para o norte de Bergen todos os dias do ano, funcionando como navios que combinam cruzeiro, ferry-boats e carga. A rota costeira padrão visita 34 cidades e vilas, com paragens que variam entre 15 minutos e várias horas. No verão, os navios também fazem viagens para as ilhas Lofoten e Spitsbergen.

Peça um Orçamento

About the author

Nuno Ribeiro

Olá, o meu nome é Nuno Ribeiro e sou fundador do Blog dos Cruzeiros, um blog sobre o mundo dos grandes cruzeiros, onde pode encontrar notícias, opiniões, sugestões, guias, companhias, navios e muito mais. Sempre que subo a bordo de um navio descrevo toda a experiência aqui para que possa ajudar quem pretende fazer um cruzeiro. Boas leituras!

3 Comments

Click here to post a comment
  • Muito bom dia 🙂

    Dado que o meu próximo Cruzeiro, em 2012, passará pelos Fiordes, depois de visitarmos a Islândia, e as Ilhas Faroë, gostaria muito de ler as duas primeiras partes deste artigo.
    Seria possível enviar-me os respetivos links ?

    Muito Obrigado

    Luis

  • …Aproveito também para a gradecer toda a informação prestada, que é de grande utilidade 🙂

Share this