fbpx
Artigos

Cruzeiros: 10 Destinos de Exceção – Antártida e América do Sul (Parte 9)

A Antártida é provavelmente o local acessível mais inacessível do mundo. Há cinquenta anos atrás, as únicas pessoas que lá iam eram exploradores e investigadores. Então, em 1966, o pioneiro das viagens de aventura Lars-Eric Lindblad começou a trazer os primeiros turistas intrépidos para a Antártida. Hoje, pode fazer um passeio à Antártida, tendo à sua escolha uma viagem a bordo de mais de 20 navios de cruzeiro, desde expedições em pequenas embarcações até expedições em mega navios.

A acessibilidade, no entanto, não tira nada à grandeza do postal ilustrado da Antártida, que inclui longos pedaços de gelo, icebergs enormes, uma abundância de baleias e outras espécies marinhas, assim como milhares de pinguins.

As clássicas viagens de 10 a 14 noites partem de Ushuaia, na Argentina, e passam quatro a seis dias a navegar em torno da Península Antártida, a parte setentrional do continente da Antártida. As viagens mais longas adicionam dias a visitar a rica vida selvagem e as remotas Ilhas Falkland e Ilhas da Geórgia do Sul, famosa pela sua abundante vida selvagem e pelo seu papel na expedição de Shackleton de 1916.

Antártida e América do Sul

De Ushuaia, os navios demoram pelo menos um dia inteiro para chegar à Antártida, onde o percurso exacto de navegação será determinado pelas condições meteorológicas e pelo mar. Os navios podem visitar Cuverville Island (que abriga a maior colónia da Antártida de pinguins papua), a cénica Paradise Harbour, o Antarctic Sound (um trecho de 50 quilómetros conhecido como “Iceberg Alley” – O Beco dos Icebergs – pelos seus icebergs gigantes), Neko Harbour (um local de paragem onde os viajantes podem subir a um monte com as melhores vistas panorâmicas do continente), o Canal Lemaire (com sete milhas de extensão e uma das passagens mais belas do continente, com montanhas que se erguem em ambos os lados do estreito canal) e a Deception Island (o lar de uma colónia de pinguim-de-barbicha, os restos de uma antiga estação baleeira e um pequeno local com águas geotermais aquecidas, onde os mais corajosos podem dar um mergulho). Dependendo do navio, as vistas podem ser a partir do navio ou através de embarcações insufláveis, de caiaque ou a pé.

A melhor época para fazer um cruzeiro: A temporada de cruzeiros na Antártida vai de Novembro a Março, de acordo com o verão no continente gelado.

Companhias de Cruzeiro: Actualmente, tanto os navios grandes e os navios pequenos efectuam cruzeiros que navegam pela Antártida, mas a proibição da utilização de combustíveis pesados em águas da Antártida, recentemente aprovada pela Organização Marítima Internacional, significa que os navios de grande porte vão ficar provavelmente afastados da área, já que a mudança para combustíveis alternativos iria reduzir o lucro, principalmente em cruzeiros de várias semanas que visitam a Antártida durante apenas dois ou três dias. Os navios que transportam menos de 500 passageiros vão sentir menos os efeitos do regulamento – o que é bom, pois são definitivamente a melhor maneira de ir para a Antártida. A Lindblad Expeditions tem uma longa história na região, sendo também uma parceria com a National Geographic, que traz especialistas e fotógrafos a bordo. A companhia norueguesa Hurtigruten também oferece uma série cruzeiros nesta região, assim como a Silversea Cruises com o seu luxuoso navio de expedição Prince Albert II. Actualmente, os navios das grandes companhias como a Holland America, a Princess, a Oceania, a Crystal e a Regent Seven Seas navegam nas águas da Antárctida como parte de cruzeiros maiores na América do Sul.

About the author

Nuno Ribeiro

Olá, o meu nome é Nuno Ribeiro e sou fundador do Blog dos Cruzeiros, um blog sobre o mundo dos grandes cruzeiros, onde pode encontrar notícias, opiniões, sugestões, guias, companhias, navios e muito mais. Sempre que subo a bordo de um navio descrevo toda a experiência aqui para que possa ajudar quem pretende fazer um cruzeiro. Boas leituras!

Share this

Novo Cruzeiro de Grupo: Caraíbas a bordo do luxuoso Celebrity Beyond!