
Acabado de regressar de mais um espetacular cruzeiro pelo Golfo Pérsico com um grupo incrível de amantes de cruzeiros!
Um destino que não me canso de ir e de elogiar! Uma mistura de excentricidade e luxo com a tradição da sua cultura, da arquitetura e da religião. De arranha-céus com as formas mais incríveis aos mercados tradicionais árabes e a deslumbrantes mesquitas! Visitamos de tudo um pouco e encheu-nos a alma e o coração.
Já aqui publiquei reportagens detalhadas de outros cruzeiros nesta região, como tal, este artigo será mais focado num registo fotográfico dos locais que tivemos oportunidade de visitar.
Este cruzeiro de grupo partia do Dubai e previa escalas em Doha, no Qatar, Manamá, no Bahrain, Sir Bani Yas (EAU), Abu Dhabi (EAU) antes de regressar, de novo, ao Dubai. Em todos os portos – com exceção da ilha de Sir Bani Yas – já tínhamos excursões privadas para todo o grupo, o que facilitou a organização e também as próprias visitas aos locais já escolhidos.
Esta foi mais uma organização da Famatour, onde eu e o Marco Lima acompanhamos o maior grupo de sempre aos Emirados! A realidade é que a procura para este itinerário foi muito grande, as reservas foram sendo efetuadas muito rapidamente, e depois de muitas solicitações, ainda acabamos por abrir mais vagas. No final correu tudo lindamente!
Dia 1 – Dubai
Mais uma vez partimos de Lisboa num voo direto da Emirates até ao Dubai, onde chegamos de manhã cedo. Aproveitamos a manhã para visitar o bairro histórico de Al-Fahidi e os Mercados das Especiarias e do Ouro do Dubai, numa pequena excursão pela parte mais antiga desta metrópole.

Dia 2 – Doha, Qatar
Primeira escala deste cruzeiro foi na magnífica capital do Qatar, Doha. É sempre uma enorme satisfação voltar a esta cidade, para mim uma verdadeira pérola do Golfo Pérsico. Doha é uma mistura de tradição e modernidade que faz dela um destino único deste itinerário. A cidade combina o luxo moderno com a rica cultura árabe, proporcionando experiências autênticas.
No tour previsto para esta escala pudemos visitar a bela corniche, uma grande calçada frente ao mar, que permite fotos incríveis do skyline de West Bay, uma das zonas mais recentes da cidade, repleta de hotéis e restaurantes. De caminho passamos ainda pelo Centro Cultural de Katara, que como o nome indica, é uma “vila cultural” moderna com um anfiteatro aberto, uma casa de ópera, um cinema polivalente, uma sala de conferências, uma praia e até um souq (mercado tradicional).
No regresso ainda passamos pela ilha The Pearl, um novo bairro ultra-moderno, onde se situam vários hotéis luxuosos e uma réplica da cidade de Veneza, com os seus canais e as suas gôndolas.
Outra das paragens obrigatórias em Doha é o Souq Waqif, um enorme mercado tradicional onde é possível explorar produtos locais, como especiarias, tecidos e artesanato, mergulhando na cultura e nas tradições locais.
Mesmo ao lado do porto novo de Doha, onde estava atracado do MSC Euribia, fica o Mina District, um bairro cosmopolita repleto de lojas de marca, belos restaurantes, e um irrepreensível mercado de peixe que vale muito pena visitar.

Principais atrações em Doha:
✔️ Souq Waqif
✔️ Mina District (bairro ao lado do porto)
✔️ Museu Nacional do Qatar
✔️ Centro Cultural de Katara
✔️ A Ilha The Pearl
✔️ Museu de Arte Islâmica
✔️ Forte de Al Zubarah
✔️ Centro Comercial Villaggio
✔️ Mesquita Sheikh Muhammad Ibn Abdul Wahhab

Dia 3 – Manamá, Bahrain
Ao contrário de Doha, Dubai ou Abu Dhabi, cidades muitos mais desenvolvidas e ocidentalizadas, a capital do Bahrain tem, em menor escala, alguns pontos de interesse, mesmo sendo mais conservadora.
Além do belo Museu Nacional do Bahrain, temos Qal’at al-Bahrain, um forte de origem portuguesa, que visitamos na nossa tour. Passamos ainda pelo Bab Al Bahrain, um souq tradicional, mesmo no centro de Manamá.
De regresso visitamos ainda a Mesquita Al-Fateh, a maior do país, que permite visitas guiadas a não-muçulmanos.


Principais atrações em Manama:
✔️ Grande Mesquita de Al-Fateh
✔️ Museu Nacional do Bahrain
✔️ Forte do Bahrain (Qal’at al-Bahrain)
✔️ Bahrain World Trade Centre
✔️ Mercado Tradicional de Manama

Dia 4 – Navegação
Durante o dia de navegação, tivemos que fazer uma breve visita ao centro médico para um rápido curativo. O Centro Médico do MSC Euribia funciona no deck 4 durante 24 horas por dia, com horários específicos para consultas. Tem 3 médicos, 3 enfermeiros e 2 paramédicos, e alguns são portugueses.
Visitar e centro médico para uma consulta dentro do horário estabelecido tem um preço (100€), caso contrário se tiver que chamar o médico em qualquer emergência, a conta pode subir sempre a partir dos 250€, acrescidos de medicação e eventuais exames. Reforço que todas as faturas devem ser solicitadas para que possa acionar o seu seguro de viagem.
Os “clientes habituais” representam cerca de 90% dos casos e são aqueles que sofreram alguma dificuldade respiratória, como gripes ou constipações, e também problemas intestinais.

Dia 5 – Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos
O maior emirado dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi, é a casa de uma das mesquitas mais bonitas do mundo, a Grande Mesquita do Sheikh Zayed. Obviamente foi a visita obrigatória do dia e as fotos atestam a sua grandiosidade.

Também passamos pela Heritage Village, uma recreação de uma aldeia beduína no deserto. Este espaço ao ar-livre exibe artesanato local, arquitetura tradicional e recria o estilo de vida histórico da região.
É um ótimo lugar para aprender sobre a herança e cultura dos Emirados, com exposições que incluem tecelagem, cerâmica e demonstrações de artesanato tradicional.
Principais atrações em Abu Dhabi:
✔️ Grande Mesquita Sheikh Zayed
✔️ Emirates Palace
✔️ Museu do Louvre Abu Dhabi
✔️ Circuito Yas Island
✔️ Corniche de Abu Dhabi
✔️ Palácio Presidencial Qasr Al Watan
✔️ Ferrari World Park
Dia 6 – Sir Bani Yas, Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos
Sir Bani Yas, no emirado de Abu Dhabi é uma ilha, constituída na sua maior parte, por uma importante reserva natural. É também local de belas praias e um ótimo destino para relaxar e praticar alguns desportos aquáticos.


Dia 7 – Dubai, Emirados Árabes Unidos
Último dia de cruzeiro pelas Arábias é sempre muito intenso, ou não estivéssemos no Dubai. Visitamos o bonito Jardim dos Milagres, o imponente Burj Khalifa, o vanguardista Museu do Futuro e terminamos o dia num magnífico jantar no Restaurante Ewaan, com vistas para o espetáculo das fontes.





Principais atrações no Dubai:
✔️ Burj Khalifa, Dubai Mall e Dubai Fountain
✔️ Dubai Marina
✔️ Hotel Burj Al Arab
✔️ Dubai Frame
✔️ Palm Jumeirah
✔️ Jardim dos Milagres
✔️ Bairro Histórico de Al Fahidi
✔️ Passeio de barco pelo Dubai Creek
✔️ Passeio e Jantar no Deserto
MSC Euribia
Ficam alguns registos do MSC Euribia, navio que fez esta temporada itinerários pelos Emirados, e que no verão estará no Norte da Europa, para cruzeiros aos Fiordes da Noruega.
Para quem diz que os cruzeiros são só para velhos, deixo-vos o ambiente da discoteca a bordo do MSC Euribia.
Chega assim ao fim, mais um belo passeio pelos Emirados Árabes Unidos, Qatar e Bahrain, com um grupo de pessoas incrível e onde partilharemos memórias fantásticas e belos momentos passados a bordo e nos destinos.
Obrigado a todos!