Experiências MSC Cruzeiros

Cruzeiro com Crianças: A estreia dos meus filhos contada por eles

Com o meu pai a bordo

Olá, eu sou a Carolina e tenho 12 anos! 😊

Desde há anos que sempre quis viajar num cruzeiro com o meu pai. Ele sempre foi um entusiasta dos cruzeiros, tal como a minha mãe, e muitas vezes iam de férias sozinhos para cruzeiros no Mediterrâneo ou Norte da Europa, e eu e o meu irmão mais novo, ficávamos com os avós.

Gostávamos de ficar com eles, mas tínhamos sempre saudades dos meus pais, e quando voltavam e mostravam todas as fotos que tiravam a bordo e nos destinos que visitavam, crescia-me a vontade de ir também.

O que mais gostava de ver eram as piscinas e os jogos, mas também conhecer países e cidades históricas que só via na televisão e naquelas fotos. Claro que o meu irmão mais novo só gostava de ver os escorregas e os legos. 🙄

Quando o meu pai me falou que, se corresse bem, podíamos ir num cruzeiro pelo Mediterrâneo, fiquei eufórica. Todas as noites falava do cruzeiro ao jantar. Mas tinha de me portar bem, senão, ficava com os avós, juntamente com o meu irmão (que ainda por cima só faz asneiras). 😨

Naquelas semanas, antes do cruzeiro, fizemos os possíveis para nos portar bem, nem sempre conseguimos, mas o meu pai lá se convenceu e aceitou que fossemos com eles.

A escolha do MSC Grandiosa

MSC Grandiosa em Barcelona

O meu pai escolheu um cruzeiro pelo Mediterrâneo a bordo do MSC Grandiosa, um navio da MSC Cruzeiros, que eu já tinha visto nas fotos que o meu pai trouxe quando esteve na sua inauguração, em 2019.

Só não gostei de ter que fazer os testes à Covid-19, mas era um pequeno preço que, eu e o meu irmão, tínhamos que pagar. E não foi assim tão mau, os testes foram rápidos e deram todos negativos. Ufa!

O embarque seria em Barcelona e as escalas quase todas em Itália, um país que eu sempre quis conhecer: Génova, Civitavecchia (fomos conhecer Roma!), Nápoles, Palermo e Valletta, em Malta.

Quando chegamos ao porto de Barcelona e vi o navio, foi uma alegria, eu e o meu irmão, só dizíamos “é tão grande!“. E era o único que lá estava.

O embarque demorou muito, já que tivemos que preencher um formulário de saúde, fazer um teste rápido (e fizemos todos, pois só crianças com menos de 2 anos não precisavam fazer), deixar as malas e fazer o check-in. Mas esses detalhes o meu pai já explicou neste artigo: Como funciona o Protocolo de Saúde e Segurança do MSC Grandiosa (testamos tudo durante uma semana no Mediterrâneo.

Terminal de Cruzeiros de Barcelona – MSC Grandiosa

No check-in deram-nos uma pulseira que tínhamos que usar durante todo o cruzeiro. Era leve e permitia abrir o camarote, pagar as nossas bebidas e as compras a bordo, sem precisar de andar com o nosso cartão no bolso.

Até íamos para a piscina com ela. O meu irmão, como era mais pequeno, teve direito apenas a uma pulseira com o nome e o número do camarote, para o caso de se perder no navio.

O que mais gostei do MSC Grandiosa

A promenade interior do MSC Grandiosa

Quando entramos dentro do navio foi espetacular, todo aquele espaço, a decoração, as luzes e aquele teto da “avenida principal” sempre com imagens giras e até com vídeos das pessoas a passar.

Uma das coisas que vi logo ao entrar foi a chocolataria com crepes, gelados e chocolates gigantes nas mais diversas formas. Tinha até um exemplar do navio todo em chocolate. 🤩

Chocolataria do MSC Grandiosa

Claro que foi um dos nossos sítios preferidos durante todo o cruzeiro. Nunca tinha comido tantos crepes e gelados como nesta semana. Tem aqui um pequeno video com todos os chocolates da chocolataria.

O nosso camarote

O nosso camarote com beliche

O nosso camarote era mais pequeno que o meu quarto em casa, mas este tinha um beliche para mim e para o meu irmão. Foi muito divertido, em cima ficou o meu irmão, e eu em baixo, e tínhamos vista para o mar e para cidades onde estávamos.

Tínhamos também uma TV gigante onde vimos o exercício de segurança, mas também as nossas bonecadas. O meu pai gravou um video onde mostra o nosso camarote com mais detalhe, mas não liguem à desarrumação 🙄. Podem ver aqui nesta ligação.

Mas o que mais gostei, tal como o meu irmão, foi o parque aquático com todos os escorregas, fontes, jatos e repuxos de água. Coitados dos meus pais: todos os dias lá íamos nós, pelo menos uma vez… 👼

Também gostei da piscina principal, era grande e dava para eu treinar as minhas braçadas, já que não tinha muita gente.

O nosso local favorito do MSC Grandiosa

Também adorei a água quente dos jacuzzis, no entanto, era necessário reservar com antecedência, dado o número limitado de pessoas permitido e normalmente, reservávamos só para a nossa família.

Tínhamos 30 minutos para usufruir do jacuzzi e nada melhor para relaxar os músculos quando vínhamos cansados de uma excursão. E foram muitas que fizemos, mas explico mais abaixo.

Os restaurantes

Restaurante Butcher’s Cut

Os jantares também eram muito bons, já que nos vestíamos todos “pipis” e tínhamos uma mesa só para nós mesmo à beira de uma grande janela redonda, o que nos permitia ver sempre o mar ao final da tarde. Foi muito giro.

Também a comida era boa, fiquei ainda mais fã da comida italiana. Havia sempre um menu para crianças, e eu e o meu irmão, escolhíamos diferentes massas e pizzas. Os meus pais não achavam muita piada, mas pedíamos também batatas fritas ao Sr. Mário, o nosso assistente de mesa, que nos trazia sempre em doses generosas.

O Sr. Mário era muito simpático. Contou-nos que vinha da Indonésia e que tinha dois filhos, como os meus pais. Também nos disse que, por causa da pandemia, passou muitas dificuldades no país dele e que quase teve que vender a casa para poder continuar a ajudar os filhos. Eles estudavam contabilidade e engenharia. Felizmente os cruzeiros voltaram e o sorriso, a generosidade e a alegria contagiante regressaram também ao Sr. Mário.

Sempre que alguém fazia anos no restaurante do MSC Grandiosa era o Sr. Mário, juntamente com outros membros da tripulação, que trazia um bolo e até cantava para o aniversariante. Todos ficavam surpreendidos com o gesto e com a forma como expressava os sentimentos.

O Sr. Mário também fazia truques de magia para as crianças. Um deles foi mesmo fixe. Trouxe uma garrafa e espetou um palito na rolha. Cruzou dois garfos e equilibrou ambos em cima do palito sem deixar cair! Foi incrível! Eu e o meu irmão adoramos. No final do cruzeiro trocamos mais umas palavras e ele deu-me uma moeda da Indonésia para que nunca nos esquecêssemos dele. Ainda a tenho aqui guardada. 😍

Os pequenos almoços também eram muito bons, porque escolhíamos o que queríamos e os senhores colocavam no nosso prato. O que eu mais pedia eram as panquecas e os croissants com chocolate, sempre quentinhos e tão fofos.

À noite gostávamos de ir ao teatro, mas tínhamos de reservar antecipadamente, senão não podíamos entrar. Havia sempre muito cuidado no distanciamento já que os funcionários não permitiam mais de dois lugares juntos, seguidos de um de intervalo. Eu ficava junto ao meu pai, e o meu irmão com a minha mãe.

Também não podíamos esquecer de usar máscara. Os espetáculos eram giros e sempre com muita música e dança. Mas o meu irmão adormecia quase sempre! 😁

Musical no teatro do MSC Grandiosa

Depois do teatro (e de comer um crepe) passeávamos sempre pelo navio, às vezes parávamos num bar com música ao vivo para um pé de dança, com a ajuda dos animadores, outras vezes íamos até ao Sportsplex para jogar nas máquinas e participar no Cinema 4D. Era assustador matar os bandidos com a nossa pistola mas muito divertido. O meu pai e a minha mãe é que ganhavam sempre. ☹️

Por todo o navio os fotógrafos pediam sempre para tirarmos fotografias e, a muito custo, lá convenci os meus pais, que não gostam nada destas coisas. Fizemos um bela sessão com a nossa simpática fotógrafa brasileira e trouxemos muitas fotos para os avós. Nos dias seguintes lá estavam eles a pedir para tirarmos mais fotos… Eles eram sempre muito amáveis, mas os meus pais não achavam muita piada.

As excursões

De dia, saímos sempre em excursão e nunca foi preciso fazer teste rápido para sair (ufa!). Só tínhamos que medir a temperatura à saída para a excursão.

Génova

Miradouro de Castelletto, Génova

Génova foi a nossa primeira escala e saímos para um tour de autocarro pelos sítios mais importantes e com paragem no miradouro de Castelletto com vista espetacular sobre a cidade e sobre o porto. Até víamos o nosso navio lá em baixo.

Roma

Vista para o Vaticano

Mas o que mais gostei foi mesmo Roma. Foram quase 8 horas na cidade mas visitamos o Coliseu, passeámos pela Piazza Navona, fomos até à Fontana di Trevi e vimos o magnífico Panteão. Felizmente não havia muitos turistas e andava-se muito bem pelas ruas estreitas do centro de Roma. O almoço foi num restaurante típico onde comemos massa à bolonhesa.

Um dos sítios que tinha mais curiosidade ver era onde vivia o papa, o Vaticano. Visitamos a praça de São Pedro e ainda fizemos umas compras na loja Mondo Cattolico, onde trouxemos algumas recordações do Vaticano e um chapéu de futebol do Roma para o meu irmão.

Nápoles

Casa senhorial em Pompeia

Na escala em Nápoles fomos a Pompeia, uma pequena cidade romana, que foi devastada pelo vulcão Vesúvio há cerca de 2000 anos. Passeámos um pouco por todas as ruínas que estavam muito bem conservadas e limpas.

O Monte Vesúvio e o seu assustador vulcão na chegada a Nápoles

O Vesúvio é um vulcão muito grande que quando entrou em erupção matou muitos habitantes da cidade. Foi muito comovente visitar as casas dessas pessoas e ver como estavam organizadas, os utensílios que usavam para cozinhar e até visitamos um anfiteatro romano reconstruído. As escavações ainda continuam em várias partes da cidade.

Palermo

Praia de Mondello, em Palermo, Sicília

A escala em Palermo, na Sicília, previa um dia mais descansado. Fomos a uma praia muita bonita chamada Mondello, a poucos minutos do centro da cidade. A praia, de areia branca, era muito limpinha e tinha uma área concessionada com espreguiçadeiras e guarda sois só para os passageiros do MSC Grandiosa.

Passámos o dia quase todo nas águas quentes e calmas do Mediterrâneo. O mar da praia de Mondello é tão baixinho que podíamos andar dezenas de metros sempre com pé. Foi bom para as brincadeiras com o meu irmão, que ainda não nada lá muito bem. Podem ver aqui um pequeno video da praia de Mondello.

La Valletta

Porto de La Valletta

A última paragem do cruzeiro foi em La Valletta, Malta, mas já estávamos tão cansados que decidimos ficar no navio. Os meus pais foram fazer uma massagem no SPA e nós ficamos no parque aquático a brincar quase toda a manhã. 😋

Conclusão

Este foi o meu primeiro cruzeiro, e eu e o meu irmão, adoramos o MSC Grandiosa. Acho que ficamos verdadeiros fãs dos cruzeiros, tal como os meus pais, que já são viciados.

O que mais gostamos de fazer no navio foi tomar banho nas piscinas e nos escorregas, principalmente os dois em que íamos numas boias gigantes de dois lugares. Adoramos as máquinas com jogos e o Cinema 4D. Bem como comida italiana para crianças, as panquecas e os crepes de chocolate, claro!

Ah… e adoramos o nosso beliche!

Esperamos voltar rápido aos cruzeiros, mas os meus pais já avisaram para termos calminha. 😤

Obrigado por terem lido a minha primeira aventura nos cruzeiros. 🥰

Carolina.

Lindo o pôr-do-sol no mar

Preços de referência

  • Pacote de Bebidas Easy: 32€ por adulto/dia
  • Pacote de Bebidas Premium: 42€ por adulto/dia
  • Pacote de Bebidas Premium Plus: 55€ por adulto/dia
  • Pacote de Bebidas Sem Álcool: 19€ por adulto/dia, 14€ por criança/dia
  • Pacote de Internet Browse: 9,99€ por dispositivo/dia (Browse), 14,99€ por dispositivo/dia (Browse & Stream)
  • Massagem Balinesa Sasak (50 min): 135€
  • Café Espresso: 1,70€
  • Água Mineral 50cl.: 1,90€
  • Sumos de Fruta 20cl.: 3,00€
  • Cerveja de pressão Heineken: 6,00€ (40cl.), 3,50€ (20cl.)
  • Cocktails (Piña Colada, Strawberry Daiquiri, Mojito, Coco Loco,…): 6,00€ (com álcool), 5,50€ (sem álcool)

Excursões

  • Génova (Genova Panoramic Tour, 2,5h): 39,99€ por adulto, 25,99€ por criança (video aqui)
  • Civitavecchia (Rome Baroque Tour with lunch, 8h): 89,99€ por adulto, 65,99€ por criança (video aqui)
  • Nápoles (Pompeii, 4h): 69,99€ por adulto, 59,99€ por criança (video aqui)
  • Palermo (Mondello Beach) (video aqui)

Itinerários

O MSC Grandiosa vai continuar aqui pelo Mediterrâneo sempre em itinerários de 7 noites com vários portos de embarque. O navio da MSC Cruzeiros escalará durante o Verão e o Inverno de 2021/2022 os portos de Barcelona, Génova, La Spezia, Civitavecchia, Valência, Marselha, Palermo e Valletta, dependendo do itinerário.

Clique aqui para consultar todos os itinerários do MSC Grandiosa

 

Add Comment

Click here to post a comment

Leave a Reply