fbpx
Notícias

Cruise Day Lisbon 2015: fim-de-semana de cruzeiros com impacto positivo

MSC Divina e P&O Ventura em Lisboa - Foto André Nobre

A segunda edição do Cruise Day Lisbon este fim-de-semana contou com a presença de mais de 3 mil visitantes, um valor que demonstra o “impacto positivo” desta iniciativa na capital portuguesa. Ao longo destes dois dias estiveram em Lisboa seis navios de cruzeiro, que trouxeram à capital mais de 12 mil passageiros.

O arranque do evento foi assinalado no Fórum dedicado aos cruzeiros, cuja sessão de abertura contou com a intervenção do Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, que destacou o turismo de cruzeiros como uma das cinco áreas fundamentais na economia do mar, tendo em conta as receitas que são geradas para o país e o emprego que pode criar.

“O turismo de cruzeiro tem a máxima importância na economia do país, cabendo-nos prestar o máximo apoio a esta atividade e distingui-la”, reforçando ainda o seu papel no futuro: “Estou convencido que iremos fazer muito mais e que no futuro a atividade de cruzeiros será uma atividade muito mais importante para Portugal.”

Marina Ferreira, presidente do Porto de Lisboa, reforçou também os principais resultados do estudo realizado pelo Observatório do Turismo de Lisboa, em conjunto com a APL, que evidencia a dimensão do impacto económico da indústria dos cruzeiros na capital, bem como a satisfação dos passageiros com a cidade e o seu porto. Os cruzeiros são “uma atividade que importa acarinhar”, afirma a responsável.

“Tivemos a satisfação de constatar que a generalidade dos turistas pontuou acima de 9 (numa escala de 1 a 10) a qualidade da visita a Lisboa. São valores muito positivos que nos fazem continuar a trabalhar para conseguir a excelência e a maior satisfação de todos os passageiros que chegam ao Porto de Lisboa”, refere Marina Ferreira.

Assim, há que prolongar este “bom momento” e criar as oportunidades e infraestruturas necessárias para transmitir uma imagem de modernidade e de uma cidade virada para o turismo, uma questão onde as autoridades assumem um papel fundamental, já que a atividade de cruzeiros, para além do elevado impacto económico, é um dos segmentos de mais rápido crescimento na indústria do turismo. Neste contexto, destaca-se a oportunidade de crescimento decorrente do futuro terminal de cruzeiros de Lisboa, que permitirá trazer mais passageiros à cidade e alargar o período de permanência.

Leia também  MSC Foundation esteve na Monaco Ocean Week para falar da conservação dos oceanos

Outros dos tópicos abordados passa necessidade de continuar a investir neste setor, considerando que o segmento de cruzeiros é o que regista maiores índices de crescimento em Lisboa. Para além das oportunidades existentes para o desenvolvimento de novos negócios, destaca-se também o elevado potencial do setor na criação de emprego, um contributo muito relevante para o panorama económico nacional. Estas foram algumas das principais conclusões do Fórum “Cruzeiros, uma oportunidade de negócio, de emprego, e de futuro”, que marcou o primeiro dia do Cruise Day Lisbon.

Os números divulgados vêm também reforçar a pertinência e relevância do Cruise Day Lisbon como uma aposta ganha num segmento de grande valorização para Lisboa e para todos os agentes do setor. Esta iniciativa, vocacionada para o grande público e com o objetivo de aproximar as pessoas deste segmento turístico, trouxe mais de três mil pessoas a Alcântara, onde puderam visitar a Montra de Cruzeiros e conhecer as ofertas especiais de cruzeiros, ir a bordo do Navio-Escola Sagres, e assistir à Regata Cruise Day Lisbon, na qual participaram 80 embarcações. O evento foi encerrado com a atuação da Banda da Armada, um espetáculo único que reuniu algumas centenas de pessoas na Gare Marítima de Alcântara.

Share this

Novo Cruzeiro de Grupo: Ilhas Gregas a bordo do Celebrity Infinity!