Cruzeiros Fluviais Notícias

Crescem os cruzeiros fluviais no Douro

De acordo com as informações dadas nos últimos dias, nomeadamente vindas da Delegação do Norte e Douro do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM), a Via Navegável do Douro (VND) registou crescimentos em todos os segmentos de negócio no ano passado, principalmente no que diz respeito aos cruzeiros fluviais. Assim, no ano de 2013 passaram pelo Douro um total de 550 mil passageiros, mais 100 do que no ano anterior, em 2012.

No ano de 2013 o barco hotel foi o grande destaque do Douro, pois trata-se de um produto exportador, sendo maioritariamente procurado por passageiros de França, Estados Unidos da América, Alemanha e Reino Unido. Em relação ao ano anterior, o segmento de barco hotel registou um crescimento de 40%, com um total de 40 mil passageiros. Joaquim Gonçalves, administrador delegado do IPTM, acredita que este crescimento se deve à promoção externa e à entrada dos novos navios da Douro Azul.

Já no que diz respeito aos cruzeiros de apenas um dia, o crescimento foi de 11%, conseguindo assim um crescimento para os 150 mil passageiros, depois de nos últimos dois anos, este segmento ter decrescido. Os cruzeiros de curta duração, que são apenas de meia ou uma hora, concentram-se essencialmente nas zonas de Porto/Gaia, Entre-os-Rios, Régua, Pinhão, Foz do Sabor e Pocinho, representam 64% do total dos passageiros, correspondendo a 350 mil passageiros no ano anterior. Mas no mesmo tipo de cruzeiros, em horário nocturno, o aumento foi de 75%, atingindo os 19 mil passageiros.

Actualmente o Douro conta com 86 embarcações marítimo-turísticas, de 35 operadoras diferentes, que correspondem a um total de 6124 lugares, conseguindo aumentar em 28 lugares desde o ano de 2010, o que em termos práticos se traduz num aumento de navegação de 0,6% relativamente ao ano anterior.

Leia também  "The Reborn of the Cruise Industry" para acompanhar na Porto Maritime Week no Porto

Add Comment

Click here to post a comment

Leave a Reply