O Costa Venezia, primeiro navio da Costa Cruzeiros projetado especialmente para o mercado chinês, foi oficialmente batizado em cerimónia realizada nesta sexta-feira, 1 de março, em Trieste, na Itália.
As celebrações começaram com um espetáculo de acrobacia da força aérea italiana Pattuglia Acrobatica Nazionale – “Frecce Tricolori” . As aeronaves sobrevoaram o porto de Trieste, e o navio Costa Venezia ali ancorado, colorindo o céu com as cores branca, vermelha e verde da bandeira italiana. O espetáculo pôde ser visto do porto, da Piazza Unità d’Italia, principal praça do município, e do centro de Trieste.
A cerimónia de batismo do Costa Venezia foi realizada no teatro do navio e foi exibida simultaneamente numa tela gigante instalada na Piazza Unità d’Italia. O evento seguiu a tradição marítima, com a execução do hino nacional italiano, e a entrega do sino ao comandante Giulio Valestra para a instalação na ponte de comando do Costa Venezia. Em seguida, o navio foi abençoado por Gianpaolo Crepaldi, bispo de Trieste.
O auge da cerimónia foi a quebra da garrafa no casco do navio liderada pela madrinha Gran Beiye e a sua família, admiradores da Costa desde 2011, quando fizeram a primeira viagem a bordo de um navio da Costa. A família representa o público que o Costa Venezia irá embarcar ao longo da sua jornada.
As comemorações continuaram a bordo. Cerca de 2000 passageiros do Costa Venezia provenientes da China, Coreia do Sul, Japão e de alguns países da Europa participaram num jantar de gala exclusivo com um menu inspirado na cozinha do chefe italiano Umberto Bombana, detentor de três estrelas Michelin; e assistiram à apresentação “Venezia Innamorata”, inspirado nos contos do escritor italiano Giacomo Casanova. Um espetáculo com 3.000 fogos de artifícios e música encerrou oficialmente a cerimónia de batismo.
Segundo Michael Thamm, CEO do Grupo Costa e Carnival Asia, o Costa Venezia contribui para a companhia desenvolver ainda mais o mercado de cruzeiros marítimos na China. Por ano, 2,5 milhões de chineses optam por fazer um cruzeiro durante as férias, o que representa menos de 2% do total de chineses que viajam ao exterior. “Além disso, o Costa Venezia fortalece o vínculo da Costa com a Itália: é um navio construído em Itália, com a bandeira italiana e que fará com que os hóspedes chineses tenham experiências italianas inesquecíveis”.
Arnold Donald, presidente e CEO da Carnival Corporation, complementa: “A entrega do Costa Venezia é mais um passo para o crescimento de uma indústria de cruzeiros forte e sustentável na China”. Sendo o primeiro navio construído especificamente para o mercado chinês, o Costa Venezia marca o início de uma nova era não apenas para a Costa e o estaleiro Fincantieri, mas também para a indústria chinesa de cruzeiros, de acordo com Mario Zanetti, presidente do Grupo Costa Asia,
Para Giuseppe Bono, CEO da Fincantieri, “O Costa Venezia é símbolo do que somos capazes de fazer e onde pretendemos chegar, e também resultado de parceria histórica com a Carnival Corporation e a Costa Crociere. Nossa contribuição para a indústria de cruzeiros contempla a entrega de 143 navios nos próximos anos. Com o início das operações do Costa Venezia na China, entramos num mercado ainda inexplorado”, diz Bono.
O Costa Venezia tem 135.500 toneladas, 323 metros de comprimento e capacidade para mais de 5.200 hóspedes. Ele é o maior navio implantado pela Costa no mercado chinês e reúne uma série de inovações inéditas, conectando os passageiros ao estilo de vida e à excelência da cultura italiana. A bordo, os passageiros chineses irão experimentar a singularidade da cultura veneziana e italiana.
O teatro do navio é inspirado no espaço veneziano “La Fenice“; e o átrio principal, na Praça de São Marcos. Duas gôndolas reais, feitas por artesãos de Veneza, são os grandes destaques decorativos a bordo.
Os dois restaurantes principais Marco Polo e Canal Grande lembram a arquitetura tradicional das vielas e das praças veneziana. O restaurante Casanova, por sua vez, oferece um menu especial criado pelo chef italiano Umberto Bombana, cujo restaurante possui três estrelas Michelin.
Há ainda a Napoli Pizza; a gelateria Dolce Vita; os espaços La Fiorentina e o Lanai BBQ, próprios para a degustação de uma ampla seleção de carnes de qualidade; o Frutti di Mare, especializado em frutos do mar e pratos orientais; o Yan Teppanyaki, focado na gastronomia japonesa, e o Lu Hot Pot, ambiente interativo que permite ao hóspede cozinhar a sua propria refeição asiática a partir de um método milenar.
No entretenimento, os passageiros do Costa Venezia podem participar do baile de máscaras inspirado no Famoso Carnaval de Veneza, e da Festa Dourada, ao estilo chinês. O teatro Rosso oferecerá shows todas as noites com espetáculos musicais, tenores, malabaristas, mágicos, comediantes e acrobatas. No Gondola Lounge, os hóspedes podem ter a experiência em uma verdadeira gôndola veneziana a partir de óculos de realidade virtual.
O Costa Venezia conta ainda com uma área de mini golfe, um spa com vista para o mar, um parque aquático com três tobogãs e os espaços Squok Club e Teen Club para crianças e adolescentes com jogos interativos, karaokê, festas temáticas e aulas de dança.
No domingo, 3 de março, o Costa Venezia partiu de Trieste para o seu cruzeiro pela Grécia e Croácia; e no dia 8 de março, o navio embarca hóspedes para o seu roteiro inaugural de 53 dias. A viagem promete seguir os passos do desbravador italiano Marco Polo, atravessando o Mediterrâneo, o Médio Oriente, e o sudeste e leste da Ásia até alcançar Tóquio. A partir de 18 de maio, o Costa Venezia será exclusivamente dedicado aos hóspedes chineses, oferecendo cruzeiros pela região com embarques em Xangai.
O Costa Venezia é parte do plano de expansão do Grupo Costa, que inclui a entrega de 7 navios até 2023 e um investimento total de 6 mil milhões de euros.
O próximo navio do Grupo Costa a entrar em operação é o Costa Smeralda, em outubro deste ano. O novo flagship da Costa Cruzeiros é o primeiro navio no mercado mundial a ser movido por Gás Natural Liquefeito (GNL). Um segundo navio projetado exclusivamente para o mercado chinês, gémeo do Costa Venezia, está atualmente em construção no estaleiro de Fincantieri, em Marghera, e deverá ser entregue no próximo ano.
Costa Venezia
- Toneladas: 135.500 t
- Comprimento: 323,6 metros
- Largura: 37,2 metros
- Número de decks: 20
- Cabines: 2.116
- Capacidade (passageiros): 5.260
- Tripulação: 1.278
Peça um Orçamento a uma agência que não seja apenas especialista, mas que também faça regularmente cruzeiros! Veja Como Aqui