De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), estima-se que 40% do abastecimento alimentar mundial é perdido ou desperdiçado.
Em apoio dos esforços globais para resolver esta importante questão, a Carnival Corporation continua empenhada em reduzir a sua “pegada alimentar” – um elemento importante no compromisso permanente da companhia com operações sustentáveis. A Carnival Corporation e a sua companhia de cruzeiros italiana, a Costa Cruzeiros, estão a partilhar conquistas inspiradoras e progressos nas metas de redução do desperdício alimentar que ajudam a apoiar um futuro mais resiliente.
A Carnival Corporation fez progressos significativos na minimização de alimentos não utilizados em todos os aspetos, desde a preparação de alimentos, a serviços de refeições e eliminação de alimentos não consumidos a bordo. No início deste ano, a empresa ultrapassou o seu objetivo de redução do desperdício alimentar para 2025, aproveitando o engenho humano e as novas tecnologias para reduzir 42% da perda e desperdício alimentar em comparação com 2019 e está a caminhar em direção ao seu objetivo de redução de 50% estabelecido para 2030.
Como parte dos esforços da empresa para garantir que os alimentos não são desperdiçados, a Costa Cruzeiros expandiu recentemente o seu programa 4GOODFOOD para doar alimentos preparados e não servidos a bancos alimentares comunitários locais.
Originalmente criado em 2017, a Costa Cruzeiros, em conjunto com a instituição de caridade do banco alimentar Fondazione Banco Alimentare, introduziu o programa de doação de excedentes alimentares, que envolve a recuperação de refeições “prontas a comer” preparadas a bordo, mas não servidas. nos restaurantes dos navios.
Mais recentemente, a Costa Cruzeiros anunciou um acordo com Palma de Maiorca e Valência para se tornarem os 15º e 16º portos a beneficiar do programa. Até à data, mais de 300.000 porções de alimentos foram doados em todo o Mediterrâneo e nas Caraíbas desde o início do programa.
“Uma das muitas formas pelas quais criamos uma felicidade inesquecível para os nossos passageiros é através de experiências gastronómicas de classe mundial nos nossos navios”, disse Jan Swartz, vice-presidente executivo de operações estratégicas da Carnival Corporation.
“Estamos empenhados em fazer isto de forma responsável e contamos com a dedicação e a criatividade dos nossos 160.000 talentosos membros da equipa, que constantemente encontram novas formas de reduzir o desperdício alimentar nas nossas operações, muitas vezes ao mesmo tempo que melhoram a experiência dos passageiros”.
Swartz acrescentou: “O nosso objetivo é ter menos alimentos não consumidos e, com os alimentos restantes, encontrar formas de garantir que não são desperdiçados, como fazer a nossa parte para ajudar as comunidades que enfrentam a escassez de alimentos”.
Para além das doações de refeições, as fases do programa 4GOODFOOD incluíram a revisão de mais de 500 receitas para tornar a produção de refeições mais eficiente; utilização de balanças de cozinha Winnow que analisam os desperdícios e as perdas para ajustar a produção de alimentos e reduzir a quantidade de alimentos deitado fora durante o processo de preparação das refeições; formação e envolvimento do pessoal da cozinha; e implementação da campanha “Too Good to Waste” para sensibilizar os passageiros e tripulantes para o tema.
A Carnival Corporation está a procurar expandir o programa de doação de refeições a outras comunidades e está a trabalhar com as autoridades nas Caraíbas e na América Latina para determinar a sua viabilidade.