Hoje, no estaleiro Meyer em Turku (Finlândia), a Costa Cruzeiros recebeu o seu mais recente navio Costa Toscana, alimentado por gás natural liquefeito (GNL), a tecnologia mais avançada do setor marítimo para reduzir as emissões.
O Grupo Costa que inclui as marcas Costa Cruzeiros e AIDA Cruises, foi a primeira no mundo a ser pioneira no gás natural liquefeito em navios de cruzeiro. Os seus navios movidos a GNL incluem AIDAnova e Costa Smeralda, já em serviço; o Costa Toscana, entregue hoje e, em breve, o AIDACosma.
O GNL representa um avanço na melhoria do desempenho ambiental dos navios de cruzeiro, tanto no mar como durante as escalas nos portos. A sua utilização permite a eliminação quase completa das emissões de óxido de enxofre (emissão zero) e material particulado (redução de 95-100%), ao mesmo tempo que reduz significativamente as emissões de óxido de nitrogénio (redução direta de 85%) e CO2 (redução de até 20%).
“O Costa Toscana reforça o nosso compromisso com a inovação sustentável ao contribuir ainda mais para a utilização do GNL aplicado aos navios de cruzeiro, uma tecnologia da qual fomos pioneiros. É uma inovação que se insere num caminho de transição ecológica em constante evolução. Com efeito, também estamos a trabalhar em testar outras inovações, como células de combustível e baterias, com o objetivo de eventualmente lançar o primeiro navio de cruzeiro com emissões líquidas zero“, disse Mario Zanetti, presidente da Costa Cruzeiros. “Ao mesmo tempo, graças às suas excelentes e inovadoras características e serviços, o Costa Toscana será capaz de atrair novos passageiros de cruzeiros, apoiando-nos na consolidação da nossa presença no Mediterrâneo e no nosso plano de reinício gradual de operações”.
O primeiro cruzeiro do Costa Toscana partirá de Savona, Itália, a 5 de março de 2022, com um itinerário de uma semana e visitas a Marselha, Barcelona, Valência, Palermo e Civitavecchia / Roma. Após a sua estreia, o novo navio permanecerá implantado no Mediterrâneo Ocidental ao longo do ano. Durante a temporada de verão, fará escala em Savona, Civitavecchia / Roma, Nápoles, Ibiza, Valência, Marselha, enquanto durante a temporada de outono, Palma de Maiorca substituirá Ibiza.
O Costa Toscana é uma verdadeira “smart city” itinerante. Além de ser movido a GNL, o navio apresenta uma série de inovações tecnológicas de ponta projetadas para reduzir ainda mais o impacto ambiental. Toda a necessidade diária de água é satisfeita pela transformação da água do mar através de processos de dessalinização. O consumo de energia é minimizado devido a um sistema inteligente de eficiência energética. Além disso, será realizada a bordo uma recolha seletiva de 100% e reciclagem de materiais como plástico, papel, vidro e alumínio, como parte de uma abordagem integrada que visa a implementação de projetos de economia circular.
A madeira flutuante utlizada para as ilhas de mesas do novo restaurante Archipelago foi recolhida devido ao projeto “Guardians of the Coast“, o programa de educação ambiental para a proteção da costa italiana promovido pela Fundação Costa Crociere. Para cada jantar servido no Archipelago, a Costa Cruzeiros doará parte dos lucros à Fundação Costa Cruzeiros para apoiar projetos ambientais e sociais.
O novo navio da Costa é uma homenagem à Toscana, e resulta de um extraordinário projeto criativo, com curadoria de Adam D. Tihany, que visa valorizar e dar vida num só local ao melhor que existe nesta maravilhosa região italiana, que dá o nome ao navio, aos seus decks e às principais áreas públicas.
O mobiliário, a iluminação, os tecidos e os acessórios são todos Made in Italy e foram concebidos especificamente para o Costa Toscana por 15 parceiros representativos da excelência italiana. A oferta a bordo enquadra-se perfeitamente neste contexto extraordinário: do Spa Solemio às zonas de entretenimento; desde os bares temáticos, em colaboração com grandes marcas italianas e internacionais, aos 21 restaurantes e espaços dedicados à “experiência gastronómica”.
Confortáveis e elegantes, as mais de 2.600 cabines também refletem perfeitamente o estilo e o design italianos. A categoria de cabines “terraço sobre o mar” oferecerá uma esplêndida área onde os passageiros podem tomar o pequeno-almoço, saborear um aperitivo ou simplesmente apreciar a vista.
Peça um Orçamento a uma agência que não seja apenas especialista, mas que também faça regularmente cruzeiros! Veja Como Aqui