fbpx
Costa Cruzeiros

Costa Smeralda já reiniciou os itinerários (é o terceiro navio da companhia depois do Costa Deliziosa e Costa Diadema)

Costa Smeralda
Receba as minhas novidades sobre cruzeiros no WhatsApp! Abrir

O “navio estrela” da empresa movido a GNL, a mais avançada tecnologia de propulsão atualmente utilizada para reduzir as emissões, é o terceiro navio da Costa Cruzeiros a retomar a sua atividade, depois do Costa Deliziosa e do Costa Diadema.

O itinerário de uma semana do Costa Smeralda inclui cinco saídas de Savona, que tiveram início a 10 de outubro prolongando-se até 7 de novembro de 2020, dedicadas à redescoberta, com segurança, do melhor de Itália, e escalas em La Spezia, Cagliari, Nápoles, Messina e Civitavecchia /Roma. Para o Costa Smeralda, este é um verdadeiro regresso a casa após a pausa de emergência de Covid-19, já que Savona sempre foi o seu porto de origem desde 21 de dezembro de 2020, data do primeiro cruzeiro após sair do estaleiro Meyer em Turku, onde foi construído.

É entusiasmante ver o navio principal da empresa partir mais uma vez de Savona, o mais importante porto da Costa Cruzeiros no Mediterrâneo“, disse Michael Thamm, CEO do Grupo Costa & Carnival Asia. “Aos poucos, estamos a regressar aos cruzeiros com um número cada vez maior de navios, de forma segura e responsável, devido aos novos protocolos de saúde. O regresso do Costa Smeralda, que representa a embarcação mais avançada da nossa frota em termos de redução de impactos ambientais, é também uma renovação do nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável dos cruzeiros, que será um dos pontos-chave da recuperação do nosso setor nos próximos anos”.

Savona terá um papel de liderança no programa de retoma da atividade da empresa italiana. Após os primeiros cinco cruzeiros em Itália, o Costa Smeralda continuará a fazer escalas em Savona todas as semanas, até ao final de 2021.

Clique aqui para consultar todos os itinerários do Costa Smeralda

O embarque de passageiros no Costa Smeralda tem sido realizado de acordo com os procedimentos previstos no Protocolo de Segurança da Costa, que contém novas medidas operacionais em resposta à situação da COVID-19, incluindo todos os aspetos da experiência de cruzeiro não só a bordo como fora do navio. Os procedimentos, elaborados com o apoio de especialistas independentes em saúde pública, estão em conformidade com os protocolos de saúde definidos pelas autoridades italianas e europeias competentes, sendo em alguns casos até mais rigorosos.

Na chegada ao terminal Palacrociere, com horários de entrada escalonados em virtude do check-in online, cada passageiro mediu a sua temperatura, preencheu um questionário de saúde e foi submetido a um teste rápido de Covid (cotonete), com possibilidade de um teste molecular adicional em caso suspeito. Antes do embarque, os membros da tripulação também foram submetidos a um teste de esfregaço molecular realizado em intervalos e foram colocados em quarentena durante 14 dias. Além disso, cada membro da tripulação realizará um teste mensal.

Leia também  Sea Destinations é a nova proposta da Costa Cruzeiros para novas experiências imersivas

A partir da primeira escala em La Spezia, os destinos do itinerário do Costa Smeralda só podem ser visitados através das excursões protegidas organizadas pela empresa para pequenos grupos de pessoas, em meios de transporte higienizados e sujeitos previamente à medição de temperatura. As funcionalidades e entretenimento a bordo foram redesenhados com base nos procedimentos do Protocolo de Segurança, mas ainda mantêm as características distintivas de um cruzeiro de férias da Costa Cruzeiros, em parte devido ao distanciamento físico possibilitado pela capacidade reduzida do navio.

Por exemplo:

  • repetir apresentações de espetáculos ao vivo para públicos menores;
  • mudança de restaurantes com buffet para refeições sentadas;
  • lotação reduzida e distância mínima entre as mesas no teatro e nas zonas lounge dos espetáculos, bares e restaurantes;
  • entrada escalonada para algumas instalações, como spa, piscinas e miniclube infantil com um número limitado de pessoas permitidas em momentos específicos.

Além disso, houve melhoria na limpeza e higienização em todas as áreas a bordo, inclusive nas cabines, enquanto os serviços de saúde a bordo foram ampliados. Outras medidas de saúde e segurança incluem a utilização de máscaras faciais sempre que necessário, dispensadores de desinfetante para as mãos em todo o navio e a introdução de quiosques de termómetros clínicos de auto atendimento.

O Costa Smeralda é uma “cidade inteligente itinerante”, onde tecnologias sustentáveis e conceitos de economia circular são aplicados para reduzir a pegada ambiental e apoiar cruzeiros sustentáveis. Com o inovador sistema de propulsão tecnológica baseado em GNL, o navio tem a capacidade de eliminar virtualmente as emissões de dióxido de enxofre (emissão zero) e materiais em partículas (redução de 95-100%), enquanto reduz significativamente as emissões de óxidos de nitrogénio (redução direta de 85%) e CO2 (até 20%).

A bordo, instalações especiais de dessalinização processam a água do mar diretamente para responder às necessidades diárias de abastecimento de água, e o consumo de energia é reduzido ao mínimo, devido a um sistema de gestão de energia inteligente. Os resíduos são geridos a bordo, com 100% da separação seletiva para reciclagem de plástico, papel, vidro e alumínio.

Fale com um Especialista!
Peça um Orçamento a uma agência que não seja apenas especialista, mas que também faça regularmente cruzeiros!
Veja Como Aqui

About the author

Nuno Ribeiro

Olá, o meu nome é Nuno Ribeiro e sou fundador do Blog dos Cruzeiros, um blog sobre o mundo dos grandes cruzeiros, onde pode encontrar notícias, opiniões, sugestões, guias, companhias, navios e muito mais. Sempre que subo a bordo de um navio descrevo toda a experiência aqui para que possa ajudar quem pretende fazer um cruzeiro. Boas leituras!

Share this