fbpx
Costa Cruzeiros

Costa Smeralda concluiu o seu primeiro reabastecimento de GNL no porto do Dubai

Costa Smeralda no Dubai
Este é o primeiro reabastecimento de gás natural liquefeito (GNL) no porto do Dubai.

O Costa Smeralda, navio estrela da frota da Costa e navio irmão do Costa Toscana, concluiu com sucesso o seu primeiro reabastecimento de gás natural liquefeito (GNL) no porto do Dubai.

Esta é a primeira vez que se realiza uma operação de reabastecimento de gás natural liquefeito num navio de cruzeiro no porto do Dubai, o que foi possível devido à Monjasa, fornecedor de logística e à cooperação com a Autoridade Portuária do Dubai.

O petroleiro “Green Zeebrugge” encheu os três tanques do Costa Smeralda com um total de cerca de 3.000 metros cúbicos de GNL. Os três tanques são instalados em espaços específicos protegidos e construídos com o chamado aço “criogénico”, um material especialmente isolante para manter uma temperatura constante de -155 graus, de forma a arrefecer o GNL até ao estado líquido para utilização no abastecimento dos motores do navio. Com o depósito de GNL totalmente cheio, o Costa Smeralda pode funcionar durante pelo menos 2,5 semanas.

Costa Smeralda

A utilização de GNL no setor dos cruzeiros é atualmente o melhor combustível disponível para alcançar uma redução imediata das emissões de gases com efeito de estufa, na ausência de combustíveis com emissões zero para o setor da indústria marítima. O GNL é considerado um dos combustíveis fósseis mais limpos porque, para além de reduzir as emissões diretas de carbono até 20%, evita quase por completo as emissões de óxido de azoto, óxido de enxofre e partículas. O GNL é um passo viável no caminho para as emissões líquidas zero nas operações dos navios até 2050. Fornece um roteiro para os futuros combustíveis e tecnologias de propulsão, como o bioGNL (biometano) e outros combustíveis renováveis, quando estiverem disponíveis.

Além disso, o Costa Smeralda apresenta uma série de inovações adicionais em termos de sustentabilidade, como por exemplo, o abastecimento diário de água doce do navio que é totalmente transformado a partir da água do mar através de dessalinizadores.

Leia também  Costa Cruzeiros apresenta duas Costa Voyages a bordo do navio Costa Smeralda

«A Costa, como parte da Carnival Corporation, assumiu o compromisso de liderar o caminho em cruzeiros sustentáveis. Após termos sido os primeiros a introduzir o GNL em cruzeiros, em conjunto com a nossa marca AIDA Cruises, somos agora também a primeira empresa de cruzeiros a utilizar esta tecnologia no Dubai”, disse Giuseppe Carino, Vicepresidente Senior de Sea-Land Experience Operations. “Neste sentido, estamos também a desenvolver tecnologia de energia em terra na nossa frota e a trabalhar em biocombustíveis, novas tecnologias e combustíveis alternativos”.

O Costa Smeralda chegou ao Dubai no dia 21 de dezembro, após o seu cruzeiro de posicionamento circum-navegando a África a partir do Mediterrâneo. Até ao final de fevereiro de 2025, o navio estará na temporada de inverno nos Emirados, disponibilizando cruzeiros de uma semana a partir do Dubai com um itinerário que explora também Mascate (Omã), Doha (Qatar) e Abu Dhabi.

No dia 1 de março de 2025, o Costa Smeralda partirá do Dubai e regressará ao Mediterrâneo num cruzeiro de 37 dias com escalas em Omã, Maurícias, África do Sul, Namíbia, Canárias, Marrocos, Espanha, França (Córsega) e com chegada a Génova prevista para 7 de abril de 2025.

Receba as minhas novidades sobre cruzeiros no WhatsApp! Abrir

About the author

Nuno Ribeiro

Olá, o meu nome é Nuno Ribeiro e sou fundador do Blog dos Cruzeiros, um blog sobre o mundo dos grandes cruzeiros, onde pode encontrar notícias, opiniões, sugestões, guias, companhias, navios e muito mais. Sempre que subo a bordo de um navio descrevo toda a experiência aqui para que possa ajudar quem pretende fazer um cruzeiro. Boas leituras!

Share this

Quer vir connosco à Islândia a bordo do Celebrity Silhouette?