A construção do Costa Favolosa (www.costafavolosa.com), o 15.º navio da frota, envolveu cerca de 3 mil colaboradores e 7 mil trabalhadores ligados à indústria naval, num investimento total de 510 milhões de euros. A maioria das empresas envolvidas, cerca de 500, é italiana.
Pier Luigi Foschi, presidente e CEO da Costa Cruzeiros SpA, afirmou: “A entrega do Costa Favolosa orgulha-nos duplamente. Por um lado, é um navio maravilhoso, um verdadeiro “castelo encantando” contemporâneo, com características tecnológicas incríveis que permitem aos passageiros viverem “um conto de fadas”. Por outro, é prova da nossa solidez. Apesar de a situação económica desfavorável que se vive a nível mundial, o nosso plano de expansão continua, com a maioria dos investimentos em Itália, graças à força da nossa marca, com mais de 60 anos de experiência, pela qualidade do produto e pela satisfação dos clientes”.
“O Costa Favolosa, o maior navio construído até ao momento para a Costa Cruzeiros, é a prova viva do quão longe é possível ir o trabalho conjunto e os resultados alcançados por estas duas empresas italianas que ajudam a disseminar uma imagem positiva do estilo italiano pelo mundo”, referiu Giuseppe Bono, CEO da Ficantieri.
O Costa Favolosa, com capacidade para 3 800 passageiros, disponibiliza um sem número de possibilidades de diversão e relaxamento a bordo: uma área wellness com mais de 6 000 m2, suites com jacuzzi e varanda, um parque aquático para crianças, um cinema 4D e o “mundo da Play Station”, simuladores de golfe e do Grande Prémio Automóvel e o melhor da cozinha italiana. Sem esquecer as diversas lojas tax free existentes a bordo, e colecção exclusiva de peças de arte (mais de 6 mil trabalhos decoram o interior do navio).
A primeira viagem ocorrerá no dia 4 de Julho, num minicruzeiro de três dias, com partida de Veneza e escalas na Croácia (Dubrovnik) e Eslovénia (Koper). Durante o Verão de 2011, o novo navio irá fazer cruzeiros de oito dias no Mediterrâneo Oriental, escalando a Turquia, Grécia e Croácia. No próximo Inverno, o navio irá cruzar os Emirados Árabes e Oman em viagens de sete dias.
O próximo navio a entrar ao serviço será o Costa Fascinosa, o irmão do Costa Favolosa, também em construção em Marghera, será entregue na primavera de 2012. Os novos navios da Costa Cruzeiros fazem parte do plano de expansão do Grupo Costa Cruzeiros (que inclui AIDA Cruises e Ibero Cruzeiros), envolvendo 22 navios, num investimento de 9,6 mil milhões de euros entre 2000 e 2013.