O Costa Diadema, considerado como o navio chefe da própria companhia, tocou pela primeira vez a água, na cerimónia de lançamento técnico, no passado dia 15 de Novembro, que foi levada a cabo nos estaleiros de Fincantieri, em Marghera. Já passaram 11 meses desde o início da construção externa do navio.
A cerimónia ficou marcada pelo momento de solda de uma moeda na base do mastro do navio, um momento que é considerado de boa sorte para os navios de cruzeiro, sendo que logo depois a madrinha do navio, Franca Grasso, cortou a fita e partiu a tradicional garrafa de champanhe na proa do navio.
Com esta fase ultrapassada, o Costa Diadema vai agora passar para a fase de instalação de equipamentos e mobiliário em toda a sua zona interior. Este trabalho vão estar concluído a 30 de Outubro de 2014, depois de um investimento total de 550 milhões de euros. O navio tem o total de 132.500 toneladas e terá a capacidade de receber e transportar 4947 passageiros nas suas viagens.
O navio vai entrar em actividade na temporada de Inverno 2014/2015, com cruzeiros pelo Mediterrâneo, fazendo viagens de 1 semana de duração, visitando alguns dos mais importantes destinos europeus, como Roma, Florença, Savona, Marselha, Barcelona, Palma de Maiorca, Civitavecchia e La Spezia.
Este estaleiro tem sido o responsável pela construção de todos os navios da Costa Cruzeiros na última década, sendo que ao todo são 10 neste momento, mas o principal destaque vai para a maioria dos trabalhadores e empresas dedicadas a estas construções serem cidadãos italianos, o que tendo em conta a situação do país nos últimos anos, é uma excelente fonte e a companhia trabalha diariamente para proporcionar as melhores oportunidades aos seus parceiros de negócios.