O Costa Diadema, o navio líder da frota actual da Costa Cruzeiros, foi apresentado no dia 27 de Outubro, fruto de um investimento total de cerca de 550 milhões de euros, este tornou-se um dos navios mais esperados dos últimos meses.
A construção do navio envolveu um total de 1000 trabalhadores dos estaleiros de Fincantieri, somando a 2500 profissionais subcontratados para o desempenho de várias tarefas e ainda 400 fornecedores diferentes, sendo que a maioria eram empresas italianas, contratadas para a construção do interior do navio. O Costa Diadema é o 12º navio da companhia construído em Itália, nos estaleiros Fincantieri, perfazendo assim o total de 5 mil milhões de euros já investidos pela companhia nestes estaleiros.
O navio tem uma arqueação bruta de mais de 132 mil toneladas, mais de 300 metros de comprimento e 37 metros de largura, com 1862 camarotes disponíveis, será o navio embaixador do estilo de vida italiano, tanto a nível de entretenimento e hospitalidade como também a nível de gastronomia. Uma das novidades é a Promenade exterior, uma avenida com 500 metros ligando a popa à proa do navio no deck 5. Decorada por grandes mosaicos de vidro do artista Roberto Bixio, terá seis espaços gastronómicos e dois jacuzzis que se estendem para o exterior do navio, criando a sensação de suspensão sobre o mar.
Após a entrega do navio à companhia, este irá partir a 30 de Outubro de Veneza para Triestre, partindo logo de seguida a 1 de Novembro, passando por Dubrovnik, Corfu, Malta, Nápoles e terminando em Génova a 7 de Novembro, para o seu baptismo. A partir de 8 de Novembro, o Costa Diadema irá partir para 3 cruzeiros de 7 dias de duração.
[ot-video type=”youtube” url=”http://www.youtube.com/watch?v=0VFHosrwYcI”] [ot-video type=”youtube” url=”http://www.youtube.com/watch?v=BoG-u-21c1E”]