Costa Cruzeiros

Costa Cruzeiros vai oferecer um tour aos principais locais da Máfia em Palermo

Costa Smeralda
Todas as quintas-feiras, durante a escala do Costa Smeralda em Palermo, os passageiros do navio poderão descobrir o centro histórico de Palermo com um passeio a pé pelos locais de resistência cívica anti máfia e de luta contra o crime organizado.
É desta que vem connosco às Caraíbas? Veja o nosso programa a bordo do novo MSC World America! Abrir

A Costa Cruzeiros lançou uma nova iniciativa com o objetivo de promover o turismo ético e responsável e navega até Palermo para apoiar o movimento anti máfia “Addiopizzo”.

Agora, os passageiros italianos e internacionais que chegam todas as quintas-feiras a Palermo a bordo do Costa Smeralda poderão explorar a cidade de uma forma única participando num passeio a pé pelo centro histórico de Palermo para descobrir os simbólicos locais de resistência cívica contra a máfia e de luta contra o crime organizado. O passeio designado “Palermo No Mafia Tour“, é organizado pela Addiopizzo Travel, uma cooperativa social e operadora turística criada pelo movimento Addiopizzo, que oferece turismo ético para dizer não à Máfia.

Em linha com os princípios do seu “Manifesto para um turismo baseado em valores, sustentável e inclusivo”, a Costa Cruzeiros escolheu uma experiência terrestre, ética e responsável, disponível para os seus passageiros em Palermo. O passeio a pé, de 3 horas, será uma experiência reveladora para descobrir um lado diferente de Palermo, uma cidade que se impõe contra a Máfia. Guiados por moradores locais, os visitantes podem aprofundar os seus conhecimentos sobre a célebre máfia siciliana e conhecer o movimento anti máfia, além de outros tópicos e mitos do famoso “Padrinho”.

O percurso de “Palermo No Mafia Tour” serpenteia pelas ruas do centro histórico, para mostrar uma nova imagem da cidade. Depois de recebidos no porto, os passageiros iniciam o passeio a partir do Teatro Massimo, local que para muitos está ligado às imagens do filme “O Padrinho”. Em seguida, os convidados chegarão a pé ao Muro da Legalidade, um mural com mais de 60 metros de altura no qual estão representados os rostos daqueles que caíram na luta contra a Máfia, como Paolo Borsellino, Giovanni Falcone, Peppino Impastato, mas também personalidades da literatura e da cultura siciliana, como Andrea Cammilleri, Leonardo Sciascia e Letizia Battaglia, que sempre estiveram na linha da frente na luta pela legalidade.

Em seguida, o passeio continua em direção à Piazza Beati Paoli, para focar a ligação lendária, mas infundada, entre a seita do romance “I Beati Paoli” de Luigi Natoli e “Cosa Nostra“, passando pelo famoso e pitoresco Mercato del Capo. A próxima paragem deste itinerário é a Piazza della Memoria, com o monumento dedicado aos magistrados mortos pela Máfia nas traseiras do Tribunal, seguindo-se a Catedral, onde é abordada a questão das relações entre a Máfia e a Igreja e o compromisso anti máfia dos mártires, como é exemplo, o padre Don Pino Puglisi. O tour termina na Câmara Municipal, durante muitos anos símbolo da união entre a máfia e a política, mas que também viveu a época da “Primavera de Palermo“.

Leia também  Costa Deliziosa já chegou da sua Volta ao Mundo

O tour inclui ainda a paragem numa das empresas que exibem o logotipo da campanha “Pago chi non paga”: são empresas que disseram não ao suborno, declarando publicamente que não querem mais pagar pela sua proteção. Desta forma, os passageiros do Costa Smeralda poderão não só contribuir para a mudança, apoiando um circuito económico ético e livre de “pizzo” (pagamento de proteção), mas também conhecer a rede de comerciantes Addiopizzo e as suas histórias.

A Comissão Addiopizzo é um movimento anti máfia fundado em 2004 por um grupo de jovens em torno do lema: “uma cidade inteira que paga “pizzo” é uma cidade sem dignidade”. Opera de baixo para cima através da estratégia de “consumo crítico”, envolvendo cidadãos e turistas para que apoiem nas suas compras os comerciantes que não cederam às exigências extorsionárias e que se manifestaram abertamente contra o assédio da máfia, além de oferecer assistência gratuita às vítimas de extorsão e usura.

O Costa Smeralda é um navio de última geração, pioneiro na utilização da propulsão a gás natural liquefeito, a tecnologia mais avançada atualmente disponível na indústria marítima para reduzir as emissões. Até 14 de março de 2024, o Costa Smeralda fará escala em Palermo todas as quintas-feiras no âmbito de um itinerário de uma semana no Mediterrâneo Ocidental que inclui Civitavecchia, Savona, Marselha, Barcelona e Palma de Maiorca. A partir de 23 de março de 2024 e até ao final do ano, será substituído pelo Costa Toscana, navio irmão do Costa Smeralda, que fará escala em Palermo todas as semanas.

Receba as minhas novidades sobre cruzeiros no WhatsApp! Abrir

About the author

Nuno Ribeiro

Olá, o meu nome é Nuno Ribeiro e sou fundador do Blog dos Cruzeiros, um blog sobre o mundo dos grandes cruzeiros, onde pode encontrar notícias, opiniões, sugestões, guias, companhias, navios e muito mais. Sempre que subo a bordo de um navio descrevo toda a experiência aqui para que possa ajudar quem pretende fazer um cruzeiro. Boas leituras!

Share this

Já temos o Programa para as Caraíbas desde Miami!