O Costa Toscana, o mais recente navio da frota da empresa italiana Costa Cruzeiros, realizou o seu cruzeiro inaugural com saída do porto de Barcelona a 7 de março.
O Costa Toscana é um navio de última geração alimentado a gás natural liquefeito (GNL). O Grupo Costa, empresa-mãe da Costa Cruzeiros, com sede em Itália, e da AIDA Cruises, com sede na Alemanha, foi a primeira do mundo na indústria de cruzeiros a usar GNL e a realizar o reabastecimento deste combustível no porto de Barcelona. Atualmente, o grupo já conta com quatro navios que utilizam esta tecnologia: AIDAnova, Costa Smeralda, Costa Toscana e AIDACosma.
“O Costa Toscana é um navio inovador que reinterpreta a experiência de cruzeiro, incluindo uma nova forma de descobrir destinos, na qual temos vindo a trabalhar nos últimos meses. A saída do Costa Toscana também representa um novo passo no sentido da nossa frota operar em plena capacidade neste verão. O reinício das nossas operações fortalecerá um setor que antes da pandemia gerou um impacto económico anual de 12,6 mil milhões de euros na Europa e mais de 63.000 empregos e 1.100 milhões de euros em Espanha“, declarou Mario Zanetti, Presidente da Costa Cruzeiros.
“Estamos a observar um aumento na procura dos nossos navios de cruzeiro. Além disso, à medida que a situação geral melhora, esperamos simplificar os nossos protocolos de segurança e saúde que foram desenvolvidos e adaptados à situação pandémica. Neste sentido, o trabalho que estamos a realizar com as autoridades oficiais já está muito avançado. Creio que os cruzeiros vão apresentar antes do verão novos protocolos que permitirão aos nossos passageiros desfrutar plenamente das experiências a bordo e em terra, por exemplo, com o regresso das excursões sem restrições”, acrescentou.
O Costa Toscana que saiu de Barcelona a semana passada, fará escala em Barcelona todas as semanas até maio e depois novamente todas as semanas no outono. Em conjunto com o Costa Firenze e o Costa Smeralda, as outras duas novas adições à frota, realizarão um total de 148 escalas em Barcelona durante este ano, em comparação com 38 escalas em 2021. Esta estreia representa o reinício das operações da frota da Costa Cruzeiros após a pausa causada pela pandemia. Com efeito, ao Costa Toscana seguir-se-ão mais 7 navios, juntando-se aos que já se encontram em serviço. Assim, a empresa prevê que este verão toda a frota, composta por 12 navios, se encontre novamente operacional.
Entre as temporadas da primavera de 2022 e inverno de 2022-23, a Costa oferecerá mais de 1800 cruzeiros, com itinerários entre 3 e 127 dias de duração. Os navios da empresa vão visitar 179 destinos em todo o mundo, com uma oferta de excursões completamente renovada, que oferece cerca de 1800 passeios diferentes para desfrutar de experiências únicas no coração de cada lugar, possíveis também devido às longas escalas portuárias.
A oferta gastronómica será igualmente rica: no total, os navios da Costa oferecem 112 restaurantes ou áreas de alimentação em toda a frota, com grandes novidades como os menus preparados pelos chefs Bruno Barbieri, Hélène Darroze e Ángel León, incluídos no preço do cruzeiro e que interpretam os sabores dos destinos do dia seguinte.
Itinerários do Costa Toscana
O primeiro cruzeiro Costa Toscana que saiu de Barcelona para um percurso de uma semana, efetuou escalas em Valência, Palermo, Civitavecchia/Roma, Savona e Marselha.
O novo navio permanecerá agora no Mediterrâneo Ocidental até ao final de novembro. Durante a temporada de verão, o navio fará escalas em Savona, Civitavecchia/Roma, Nápoles, Ibiza, Valência e Marselha, enquanto durante o outono, a escala em Ibiza será substituída por Palma.
Redução do impacto ambiental
O Costa Toscana é uma verdadeira cidade inteligente itinerante. Devido à utilização de GNL, tem a capacidade de eliminar quase completamente a emissão de óxidos de enxofre (emissões zero) e material particulado (redução de 95-100%), enquanto reduz significativamente as emissões de óxido de nitrogénio (redução direto 85%) e CO2 (até 20%).
O navio também apresenta uma série de inovações tecnológicas avançadas projetadas para reduzir ainda mais o impacto ambiental. Nesse sentido, as necessidades totais diárias de água são asseguradas pela transformação da água do mar através de dessalinizadores e o consumo de energia é reduzido ao mínimo devido a um sistema inteligente de eficiência energética. Além disso, é realizada a bordo 100% da recolha seletiva de resíduos e da reciclagem de materiais como plástico, papel, vidro e alumínio.
A madeira usada para mobilar as ilhas do novo restaurante Archipelago, com menus dos três chefs com estrelas Michelin, foi recuperada através do projeto “Guardiões da Costa“, o programa de educação ambiental para a proteção do litoral italiano apoiado pela Fundação Costa Crociere. Em cada jantar servido no Archipelago, a Costa Cruzeiros doará parte da receita para apoiar os projetos ambientais e sociais da fundação.
Design Made in Italy
Em termos de design, os interiores do Costa Toscana são o resultado de um projeto extraordinário, dirigido por Adam D. Tihany, e criado para realçar e representar num único espaço, as cores e a atmosfera da maravilhosa região italiana da Toscana. O mobiliário, a iluminação, os têxteis e os acessórios são todos “Made in Italy“, desenhados por 15 parceiros que representam a excelência italiana.
Além disso, a oferta a bordo está perfeitamente integrada neste contexto extraordinário: desde o Solemio Spa às áreas dedicadas ao entretenimento; bares temáticos, em colaboração com grandes marcas italianas e internacionais, e ainda 21 restaurantes e áreas dedicadas à “experiência gastronómica”.
Peça um Orçamento a uma agência que não seja apenas especialista, mas que também faça regularmente cruzeiros! Veja Como Aqui