O navio Costa Mediterranea, em viagem de cruzeiro de 19 a 23 de Setembro, é palco de um fórum de debate em torno da questão da água, fonte de vida para a humanidade e para o planeta Terra.
Com partida de Savona e escalas em Marselha, Barcelona, Palma de Maiorca e Ajaccio, o cruzeiro, denominado “Património mundial: viver com água”, é promovido pela Federazione Italiana dei Club e Centri UNESCO e pelo Comité para o Programa Hidrológico Internacional, em colaboração com a Costa Cruzeiros e o Clube Levanto & Cinque Terre UNESCO.
Um dos pontos altos desta iniciativa será a apresentação da primeira edição do “Poisedon Prize”, a entregar justamente à Costa Cruzeiros, no dia 20 de Setembro, em Marselha. Esta distinção representa o reconhecimento pelo compromisso da companhia com a conservação da água e a protecção ambiental.
A frota da Costa Cruzeiros está entre as mais avançadas do mundo em termos ambientais, designadamente nos domínios da gestão, do compliance e da poupança de energia. A companhia implementou voluntariamente na sua frota normas ambientais mais rigorosas do que a legislação a nível internacional obriga. A Costa Cruzeiros é certificada pelo RINA (Registo Naval Italiano) mediante o BEST4, um sistema integrado de certificações voluntárias que garantem que a empresa cumpre os requisitos mais rigorosos em matéria de responsabilidade social corporativa, protecção do meio ambiente, qualidade e segurança.
A bordo dos navios da frota é feita uma separação total dos lixos. A maioria da água usada no navio é produzida directamente a bordo, recorrendo a plantas de dessalinização. As descargas para o mar apenas acontecem a 12 milhas da costa, quando a legislação internacional indica as 4 milhas. Foram também implementadas importantes medidas para a poupança de energia e combustível que resultaram em decréscimos nas emissões poluentes. A Costa Cruzeiros é, desde 2005, parceiro oficial da WWF Itália para a protecção do mar.