A Costa Cruzeiros celebrou a entrega de prémios da primeira edição do programa Blue-Up, destinado a promover e apoiar iniciativas empresariais de economia azul com potencial para a criação de emprego e impulsionar a atividade marítima. O programa, designado “Barcelona Activa” foi lançado em 2022, em colaboração com o município e o Porto de Barcelona.
A Costa Cruzeiros atribuiu o prémio para a start-up mais sustentável, no valor de 10 mil euros, à Meditmin, que comercializa uma solução de fertilização orgânica, aproveitando minerais do Mediterrâneo para remineralizar e reviver plantas, desde unidades domésticas a hortas urbanas e agricultura em grande escala, poupando enormes quantidades de água e fertilizantes tradicionais e aplicando os princípios de economia circular.
“Estamos orgulhosos de atribuir este prémio à Meditmin e de ter apoiado os outros candidatos desde o início, pois este programa incorpora perfeitamente a nossa visão expressa no Costa Manifesto para o turismo baseado em valor, sustentável e inclusivo, e que faz parte do Memorando de Entendimento que assinámos com o município de Barcelona“, disse Davide Triacca, Diretor de Sustentabilidade da Costa Cruzeiros e Secretário-Geral da Fundação Costa Crociere.
“Uma das ambições do nosso Plano de Sustentabilidade, denominado ”The Good Impact of Travel” é ajudar a impulsionar a inovação, através do apoio a startups talentosas e pioneiras. Esta primeira edição do Blue-Up representa uma prova clara disso, e é também um marco significativo neste acordo, pois está perfeitamente alinhado com os objetivos da Costa para o desenvolvimento e apoio ao crescimento sustentável nas comunidades em que operamos“.