A Costa Cruzeiros confirmou que as autoridades de saúde italianas diagnosticaram o passageiro a bordo do Costa Smeralda com gripe normal.
A situação no navio, atracado em Civitavecchia, está sob controle permanente e a tripulação oferece a melhor assistência possível. Enquanto isso, os passageiros que viajavam para o Terminal também encontraram a tripulação da Costa pronta para os ajudar.
Devido aos protocolos da frota aplicados a bordo, na noite passada, a nossa equipa médica identificou rapidamente um caso suspeito de febre numa mulher de 54 anos, apenas algumas horas antes da chegada do navio a Civitavecchia. Assim que o caso foi descoberto, os procedimentos de precaução necessários foram imediatamente tomados. As autoridades relevantes foram informadas e, à chegada do navio ao porto de Civitavecchia, realizaram-se todas as verificações necessárias.
Apesar desta inconveniência causada, os procedimentos em vigor e a nossa cooperação com as Autoridades de Saúde foram eficazes na gestão desta situação e visaram garantir a máxima segurança para todos os nossos passageiros, tripulação e a comunidade como um todo.
O navio não sairá para o porto de La Spezia, conforme programado para amanhã, e permanecerá atracado em Civitavecchia até amanhã, para depois partir às 18h para Savona, retomando, assim, o programa regular do cruzeiro. A Costa Cruzeiros oferece aos passageiros que deveriam ter desembarcado hoje em Civitavecchia a oportunidade de passar a noite a bordo, organizando o seu regresso a casa a partir de amanhã de manhã. Os passageiros que pretenderem desembarcar podem fazê-lo de acordo com a sua conveniência. A Costa garantiu ainda que todos os passageiros que deveriam embarcar hoje em Civitavecchia passem a noite nos hotéis localizados próximos do porto. Em seguida, embarcarão amanhã, juntamente com os passageiros de La Spezia.
A Costa Cruzeiros gostaria de agradecer às Autoridades de Saúde, à Guarda Costeira e aos Ministérios envolvidos pelo seu grande apoio e esforço organizacional.