fbpx
Costa Cruzeiros

Costa Cruzeiros apresentou Relatório de Sustentabilidade (Costa Smeralda e Costa Toscana com papel decisivo)

O pool deck é o local ideal para ver o pôr do sol

A Costa Cruzeiros publicou o Relatório de Sustentabilidade de 2019 intitulado “Building the Future Together – Sea You Tomorrow” para apresentar os resultados da empresa em termos de atuação responsável e sustentável de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 definidos pela ONU para promover o desenvolvimento sustentável global. O relatório completo, elaborado com base nas normas Global Reporting Initiative (GRI), está disponível para download em www.costacrociere.it

Na sua 14ª edição, o documento mostra a estratégia e o plano diretor da empresa italiana, destacando os resultados dos principais projetos desenvolvidos em 2019, com um duplo objetivo: por um lado, mitigar os efeitos dos seus impactos e, por outro lado, a implementação de soluções concretas para a criação de uma cadeia de valor formada por relações de qualidade com clientes, colaboradores, fornecedores e comunidades locais.

O lançamento do nosso relatório de sustentabilidade acontece num momento muito especial, quando acabamos de reativar as nossas operações com segurança e de forma responsável, após uma longa pausa“, afirmou Michael Thamm, CEO do Grupo Costa Group & Carnival Asia. “O relatório é uma oportunidade de mostrar os nossos projetos tangíveis e os resultados alcançados em 2019, mas também serve para confirmar que, agora mais do que nunca, renovamos o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável do nosso modelo de negócio. Queremos continuar a liderar a transformação da empresa e do setor nos próximos anos, trabalhando de forma próxima e transparente com todos os stakeholders”.

Em 2019, a Costa Cruzeiros alcançou resultados significativos no caminho da descarbonização e redução de emissões. Depois de se comprometer em reduzir as emissões de CO2 em 40% até 2020, 10 anos antes das metas estabelecidas pela IMO, em 2019 a empresa já conseguiu reduzir as suas emissões em 40% em relação a 2008.

A chegada do Costa Smeralda, o “navio estrela” da empresa inaugurado em 2019 e o primeiro da frota movido a Gás Natural Liquefeito (GNL), representou um passo fundamental na redução de emissões. Em 2021, a empresa contará com um novo navio movido a GNL, o Costa Toscana, outra aposta do Grupo que demonstra o seu compromisso com a sustentabilidade ambiental.

Com o objetivo de atingir as emissões zero, o Grupo Costa está a desenvolver estudos de novas tecnologias alternativas sustentáveis. Estão a ser realizados testes de aproveitamento da energia em terra quando os navios atracam, em sinergia com os portos, e a empresa procura parcerias público-privadas para construir a infraestrutura necessária ao suporte do sistema, já que 50% da frota da Costa vai estar pronta para utilizar energia em terra até ao final de 2020.

Os investimentos feitos pela Costa em navios de nova geração e para aumentar a eficiência da frota existente, estão em linha com o objetivo da empresa de transformar os navios em cidades inteligentes. Isto levou à promoção de projetos de economia circular a bordo, e atenção na redução de todos os tipos de resíduos, desde alimentos, água e energia. A Costa desenvolveu uma série de ações para reduzir significativamente o uso de plástico (-50 toneladas por ano) e para eliminar produtos descartáveis. A título de exemplo, a produção de água a bordo tem aumentado progressivamente (76,29%) e atinge os 100% a bordo do Costa Smeralda.

Além disso, a empresa está envolvida de forma ativa na luta contra o desperdício alimentar e tem como objetivo reduzir o desperdício de alimentos em 50% até 2020, 10 anos antes da Agenda 2030 da ONU, enquanto promove o consumo responsável a bordo.

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE DA COSTA CRUZEIROS – DESTAQUES DE 2019

Os pilares da estratégia da Costa Cruzeiros são: minimização do impacto ambiental; criação de valor para as comunidades locais; promoção de modelos sustentáveis, responsáveis ​​e partilhados.

MINIMIZAÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL

  • Conquista de redução adicional nas emissões de CO2 de 8,06% em relação ao ano anterior. Isto confirma o compromisso da Costa (juntamente com a Carnival) de atingir uma redução de 40% nas emissões de CO2 da frota até 2020 (cerca de 10 anos antes da meta estabelecida pela Organização Marítima Internacional). A chegada do primeiro navio movido a GNL, Costa Smeralda em 2019, será brevemente seguida pelo Costa Toscana em 2021;
  • Aposta em projetos de economia circular, como é o caso da redução da cadeia de abastecimento para a reciclagem do vidro eliminado a bordo, que é reciclado e devolvido ao navio sob a forma de objetos que todos possam ver e utilizar, nomeadamente garrafas de azeite nos restaurantes da companhia.
  • 100% dos resíduos separados em fluxos, redução substancial no uso de plástico e a eliminação gradual de produtos de plástico de utilização única, o que significa 50 toneladas a menos de resíduos a cada ano;
  • Redução do desperdício de água nas operações marítimas e aumento gradual da proporção produzida diretamente a bordo, que chegou a 76,29% em 2019 (aumento de 13% em relação ao ano anterior), e campanhas de promoção do uso responsável de água a bordo, denominadas Stop the Drop para obter uma redução no consumo per capita a bordo.
  • Aposta no valor da alimentação e na promoção do consumo responsável junto da tripulação e passageiros, com o programa “4GOODFOOD” e campanha de sensibilização “TASTE DON’T WASTE” com o ambicioso objetivo de reduzir para metade o desperdício alimentar a bordo dos navios da Costa em 2020, dez anos antes do estipulado pela Agenda 2030 das Nações Unidas.
Leia também  Costa Cruzeiros tem novas opções para as famílias (e incluem experiências em terra)

CRIAÇÃO DE VALOR PARA AS COMUNIDADES

  • Com as suas 4416 escalas (das quais 1938 no Mediterrâneo), a Costa desempenhou um papel crucial na promoção do turismo local. Este impacto positivo traduziu-se numa despesa média de 74,60€ por passageiro em cada porto europeu, sendo que 60% dos passageiros nos navios da Costa afirmam que pretendem regressar aos destinos do cruzeiro;
  • Assinatura de acordos de proteção ambiental como o Protocolo de Implementação do ESI (Índice de Navios Ambientais) e o Blue Maritime Charter com o porto de Marselha, o Genoa Blue Agreement promovido em conjunto pelos Gabinetes Portuários de Génova e Savona, e a Bandeira Azul com o porto de La Spezia.

PROMOÇÃO DE MODELOS SUSTENTÁVEIS, RESPONSÁVEIS E PARTILHADOS

  • Em 2019, a empresa disponibilizou aos seus colaboradores mais de 1.200.000 horas de formação e reforçou ainda mais as suas políticas de assistência aos colaboradores como, por exemplo, incentivos à licença parental para os pais e Smart Working, com um total de 162 mil horas anuais de smart working;
  • O programa de voluntariado de colaboradores da Costa (160 horas em 2019) é uma oportunidade para enriquecimento pessoal e formação da equipa durante a realização de projetos com benefícios para as comunidades locais;
  • Envolvimento dos mais jovens em jogos e projetos educativos com mensagens positivas, como o programa Kinder Joy of Moving, envolvendo mais de 52 mil crianças dos 3 aos 11 anos e respetivas famílias, que participaram em 2019 em atividades de promoção de um estilo de vida mais saudável;
  • Projetos de inclusão, como os passeios Adagio Tours: este projeto, inédito na indústria de cruzeiros, é especialmente desenvolvido para pessoas com deficiência e outros passageiros que preferem excursões com um ritmo mais tranquilo – os passeios foram criados em conjunto pela Fundação Costa Cruzeiros e a Associazione Italiana Sclerosi Multipla (AISM);
  • Introdução de novas formas ecológicas de descobrir destinos, como o Urban Nordic Walking Tour, uma espécie de trekking urbano, e participação em projetos conjuntos como #EnjoyRespectVenezia, uma campanha de sensibilização lançada pela cidade de Veneza com o objetivo de promover o turismo responsável, melhorar a gestão dos visitantes e sugerir roteiros alternativos para descobrir os tesouros escondidos da cidade. Da mesma forma, a Costa ajudou a divulgar o Programa Fjord Ranger, um projeto educativo para visitantes do Geirangerfjord, Património Mundial da UNESCO (Noruega), que visa a proteção e preservação do delicado património natural dos fiordes e o desenvolvimento sustentável do local;
  • A Fundação Costa Cruzeiros, complementa o compromisso social da empresa com 100% das doações investidas em mais de 28 projetos de apoio ambiental e comunitário para quase 30.000 beneficiários.
Peça um Orçamento

About the author

Nuno Ribeiro

Olá, o meu nome é Nuno Ribeiro e sou fundador do Blog dos Cruzeiros, um blog sobre o mundo dos grandes cruzeiros, onde pode encontrar notícias, opiniões, sugestões, guias, companhias, navios e muito mais. Sempre que subo a bordo de um navio descrevo toda a experiência aqui para que possa ajudar quem pretende fazer um cruzeiro. Boas leituras!

Share this