A Costa Cruzeiros, companhia italiana pertencente à Carnival Corportation, apresentou ontem o seu novo barco, o Costa Toscana, no estaleiro finlandês Meyer, em Turku.
O Costa Toscana é o segundo dos dois novos navios irmãos da Costa Cruzeiros, que serão movidos, tanto no mar quanto no porto, pelo gás natural liquefeito (GNL), o combustível fóssil mais limpo do mundo. O primeiro, Costa Smeralda, está em Turku na fase de conclusão dos últimos detalhes do interior, antes de entrar em serviço em outubro deste ano. O navio apresentado ontem deverá ser entregue em 2021.
A introdução do GNL é uma tecnologia inovadora que minimiza o impacto ambiental. A sua utilização resultará numa melhoria da qualidade do ar graças à eliminação das emissões de dióxido de enxofre (emissões nulas) e de partículas (redução de 95/100%), tanto no mar como no porto.
Além disso, reduzirá a emissão de óxidos de nitrogénio em 85% e até 20% de dióxido de carbono. O gás será armazenado em tanques especiais a bordo e será usado para gerar a energia necessária para os serviços de navegação e navios, devido aos motores híbridos de combustível duplo.
O Costa Smeralda e Costa Toscana são parte integrante do plano estratégico de redução da pegada de carbono, definido pela Carnival Corporation e totalmente implementado pela Costa Cruzeiros. Com efeito, as medidas adotadas no âmbito de um plano de investimento específico permitiram que a Carnival Corporation reduzisse a pegada de carbono das suas operações em 27,6% já em 2018, cumprindo, três anos antes do previsto, o seu objetivo de redução de 25%.
Com um volume de 180 mil toneladas brutas e mais de 2600 quartos em cada navio, o Costa Toscana e o Costa Smeralda fazem parte do plano de expansão da frota do Grupo Costa (que inclui as marcas Costa Cruzeiros e AIDA).
O plano contempla a introdução de sete novos navios que deverão entrar em serviço em 2023 e um investimento superior a 6 mil milhões de euros. O primeiro navio entregue foi o AIDAnova, em dezembro do ano passado, seguido do Costa Venezia no final de fevereiro de 2019.
Após o evento, o director-geral da Costa Cruzeiros, Neil Palomba, comentou: “A cerimónia de corte de aço do Costa Toscana é mais um passo em frente no nosso plano de desenvolvimento sustentável. A introdução do GNL como uma forma de propulsão para navios de cruzeiro é uma tecnologia inovadora e pioneira, que marca uma nova era no uso de combustíveis que reduzirá significativamente as emissões poluentes para ajudar a proteger o meio ambiente sem comprometer a segurança, uma das prioridades máximas da empresa.”
“Mais uma vez, a Costa Cruzeiros abriu o caminho para a indústria como um todo, pois fomos os primeiros a investir nesta tecnologia, que só agora começa a ser uma realidade. No entanto, para garantir uma transição suave para o Gás Natural Liquefeito, ainda há muito a ser feito em termos de infraestrutura que fornece este gás. O Costa Toscana e o seu navio irmão, Costa Smeralda, serão produtos extremamente inovadores, que irão sempre manter a incomparável hospitalidade italiana, a marca registada da empresa desde a sua criação. Os dois navios transmitem a alegria das viagens marítimas, proporcionando uma experiência melhor tanto para os passageiros que fazem o seu primeiro cruzeiro quanto para aqueles que já desfrutaram.”
Por outro lado, Jan Meyer, CEO do estaleiro Meyer em Turku, referiu: “Estamos muito orgulhosos por construir estes novos navios para a Costa Cruzeiros. Em outubro entregaremos o primeiro, o Costa Smeralda, e ambos terão inúmeras novidades e um design elegante que resulta do trabalho de alta qualidade e da melhor engenharia do setor”.
Os dois novos navios da empresa italiana de navegação, Costa Toscana e Costa Smeralda, serão homenagens ao melhor de Itália. Por isso, cada um recebe o nome das zonas mais bonitas e populares do país (Toscana e a zona costeira mais famosa da Sardenha).
No Costa Smeralda, todos os decks e áreas públicas são nomeados e foram desenhados com base em locais icónicos de Itália. A oferta gastronómica a bordo mostrará as melhores tradições culinárias italianas com a colaboração de fornecedores de prestígio. O navio terá 11 restaurantes diferentes (incluindo um desenhado especificamente para jantares familiares informais), 19 bares, uma esplêndida área de spa com 16 salas de tratamento, um parque aquático com escorregas, quatro piscinas e uma instalação exclusiva onde as crianças podem brincar e conhecer novos amigos. Além disso, o Costa Smeralda terá o seu próprio museu: o CoDe – Costa Design Museum, que mostra a excelência do design italiano.
Consulte aqui os itinerários do Costa Smeralda no Mediterrâneo
O Costa Smeralda vai estrear a 20 de outubro de 2019 com um cruzeiro de 15 dias de Hamburgo a Savona, com paragens de dois dias em algumas das cidades mais importantes da Europa pela sua história e cultura, como Hamburgo, Roterdão, Lisboa, Barcelona ou Marselha. A nomeação oficial do Costa Smeralda será realizada com uma cerimónia especial que terá lugar a 3 de novembro em Savona.
A partir daí, no dia seguinte, o novo porta-estandarte embarcará num cruzeiro inaugural de 6 dias para Barcelona, Marselha e Civitavecchia. O Costa Smeralda vai operar no Mediterrâneo Ocidental até abril de 2021 oferecendo cruzeiros de uma semana com escala nas cidades de Savona, Marselha, Barcelona, Palma de Maiorca, Civitavecchia e La Spezia. O itinerário previsto para a costa da Toscana será anunciado nos próximos meses.