Esta quarta-feira, após a cerimónia do corte de aço que teve lugar no estaleiro Meyer Turku, na Finlândia, começou oficialmente a construção do novo Costa Smeralda.
O novo navio do Costa Cruzeiros será o primeiro no grupo alimentado por gás natural liquefeito (LNG), bem como o primeiro no mundo destinado a viajantes multi-mercado na Europa.
A construção do Costa Smeralda faz parte do plano estratégico da Carnival Corporation que, a partir do Outono de 2018, inclui a incorporação de sete navios de LNG a uma frota que atualmente é composta por 103 navios. Será nessa data em que a subsidiária alemã da empresa, AIDA Cruises, acrescentará à sua oferta o AIDAnova, voltado principalmente para o mercado alemão.
[xtopic title=”Tome Nota” layout=”1″ alignment=”right” ids=”4089″]O Costa Smeralda, que começará a operar em Outubro de 2019, tem uma arqueação bruta de 180 mil toneladas e terá mais de 2.600 cabines para um total de cerca de 6.600 passageiros. Um segundo navio, equivalente, será entregue pelo estaleiro Meyer Turku em 2021.
Os dois novos navios da Costa Cruzeiros serão alimentados por LNG, o combustível fóssil mais limpo do mundo, tanto no porto como em mar aberto. O gás natural liquefeito será armazenado nos navios em tanques especiais e será usado para gerar 100% da energia necessária tanto para navegação como para serviços a bordo, o que será possível graças aos motores híbridos de combustível duplo.
O uso de LNG é uma grande inovação em termos de impacto ambiental, pois significará uma redução significativa na emissão de gases de escape, particularmente o enxofre (SO2), nitrogénio (NO2), CO2 e partículas.
O Costa Smeralda oferecerá cruzeiros no Mediterrâneo Ocidental, que estarão disponíveis para compra nos primeiros meses de 2018. O fornecedor de gás natural liquefeito será Shell Western LNG B.V. (Shell), como a empresa anunciou no ano passado.
Os dois navios da Costa Cruzeiros a LNG – como os dois AIDA Cruises – fazem parte de um contrato de vários milhões de dólares assinado com os dois estaleiros Meyer em Turku (Finlândia) e Papenburg (Alemanha). O contrato com a Meyer é o resultado do memorando de entendimento já assinado entre a Carnival Corporation, uma empresa à qual o Grupo Costa pertence, e os estaleiros navais em Meyer Werft, Meyer Turku e Fincantieri, para a construção de nove navios entre 2019 e 2022.
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