As novidades sobre o Costa Concordia não param de chegar, desde a remoção de todo o combustível derramado, até à identificação dos corpos daqueles que perderam a vida nesta fatídico acidente, entre outros.
O acidente do Costa Concordia deu-se a 13 de Janeiro do presente ano, embatendo nas rochas junto à Ilha Giglio, na costa Italiana, transportando cerca de 4200 passageiros ao todo, aglomerando cerca de 60 nacionalidades diferentes. Desse acidente resultaram 32 mortes, sendo que 30 corpos já foram encontrados, estando ainda 2 desaparecidos e fontes da polícia italiana afirmam que nunca foram encontradas e provavelmente serão apenas encontradas depois da operação de resgate dos destroços ser iniciada.
A notícia foi dada hoje à comunicação social, sendo que os 5 corpos que foram encontrados no final do mês passado, foram só agora identificados. Eram cidadãos alemães, americanos e um italiano, os nomes foram anunciados à comunicação social, como sendo, Christina Mathi e Norbert Josef Ganz de nacionalidade alemã, Barbara e Gerald Heil de nacionalidade americana e Giuseppe Girolamo de nacionalidade italiana.
Pelo menos 2 pessoas estão ainda desaparecidas, sendo que todos os corpos resgatados até agora, 30 corpos, estão todos eles identificados e as famílias podem já despedir-se de forma digna dos seus ente queridos. Apesar de toda a demora, a polícia italiana acredita que os seus profissionais estão a fazer um trabalho de excelência, garantindo que não ficam quaisquer corpos por resgatar e identificar.
A operação da remoção dos destroços do navio naufragado está agendada para ser iniciada no princípio do mês de Maio, sendo que as manobras de retirada das cerca de 2300 toneladas de combustível derramado no interior do navio, foram concluídas no final do mês passado.
Ainda não existem novidades relativamente aos processos legais que se encontram sob investigação por parte da polícia italiana. No entanto, nove pessoas estão sob investigação pela acusação de homicídio culposo, incluindo o capitão do navio que tanta polémica levantou pelas suas acções impulsivas.