Costa Cruzeiros Notícias

Costa Concordia está pronto para ser levantado

Depois daquele que é por muitos considerado um dos maiores acidentes ocorridos em navios de cruzeiro, que resultou na morte de 32 pessoas, entre os 4 mil passageiros que se encontravam a bordo, o Costa Concordia está neste momento preparado para ser retirado definitivamente.

Foram meses de trabalho de mais de 500 trabalhadores, que sofreram alguns atrasos, principalmente devido às condições climáticas e complicações que foram surgindo no que diz respeito ao nivelamento do navio. Neste momento o navio é esperado ser levantado já no mês de Setembro, mas ainda não existe nenhuma data oficialmente anunciada pelas autoridades italianas e pelas empresas responsáveis pela remoção.

A fase final destas manobras estarão concluídas durante a terceira semana de Agosto, envolvendo a instalação de dois enormes tanques, que serão colocados na proa do navio. Estes tanques vão servir essencialmente para estabilizar todo o processo e evitar ainda mais danos do que aqueles que o navio já sofreu.

Depois do navio ser levantado totalmente, vai assentar em 6 plataformas que foram colocadas no final do mar, isto porque o navio está deitado neste momento no vale entre dois recifes, pelo que durante os últimos meses foram colocados cerca de 18 mil toneladas de sacos de cimento para preencher a lacuna e permitir assim que o casco do navio assente na perfeição.

A fase seguinte é remover o navio do local, rebocando-o para um porto continental para o seu desmantelamento, sendo que esta fase terá que esperar 8 a 10 meses, para o Inverno passar. Porém a fase de girar o navio será crítica e sem dúvida que será um dia muito stressante, sendo necessário um extremo cuidado, principalmente até aos primeiros 20º graus, evitando problemas ou situações perigosas que possam destruir todo o trabalho já realizado.

Leia também  Itália acaba com os navios de cruzeiro em Veneza (já a partir de Agosto)

Add Comment

Click here to post a comment

Leave a Reply