fbpx
Notícias

Contrato de concessão do Terminal de Cruzeiros de Lisboa foi assinado hoje

A APL – Administração do Porto de Lisboa assinou o contrato de concessão de Serviço Público da atividade de cruzeiros no Terminal de Cruzeiros de Lisboa com o consórcio constituído pela Global Liman Isletmeleri A.S., Grupo Sousa Investimentos SGPS Ld.ª, Royal Caribbean Cruises Ltd. e Creuers del Port de Barcelona S.A., vencedor do concurso internacional criado para o efeito.

Esta concessão prevê a construção do novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa que contribuirá para um crescimento sustentado do tráfego de passageiros anual, executando, assim, o PETI 3+ – Plano Estratégico de Transportes e Infraestruturas. A execução do projeto – da autoria do arquiteto português João Luís Carrilho da Graça –, envolve um valor estimado em cerca 22,7 milhões de euros.

Dado o notável impacte na economia da cidade e da região de Lisboa, a APL tem vindo a orientar toda a sua operação no sentido do crescimento, em passageiros e escalas, de cruzeiro na capital portuguesa, estimando-se que o atual tráfego de 550 mil passageiros quase que duplique em dez anos (mais do qua a população de Lisboa) e atinja, até ao final da concessão, mais de 1,5 milhões de passageiros.

Recorde-se, ainda, que cada passageiro gasta em média cerca de 97,40 euros na região de Lisboa, durante a sua visita (gastando cada tripulante, em média, cerca de 21 euros).

Importa mencionar que o futuro concessionário do serviço público da atividade de cruzeiros no Terminal de Cruzeiros de Lisboa congrega a experiência e as competências que advêm da gestão de vários terminais de passageiros no mundo inteiro e, do facto de incluir um dos maiores armadores do mundo e um armador português. Por sua vez, a Global Liman Isletmeleri detém 40% do consórcio, o Grupo Sousa Investimentos SGPS tem 30%, a Royal Caribbean Cruises tem uma participação de 20% e a Creuers del Port de Barcelona participa com 10%.

Leia também  Porto de Lisboa com o melhor ano de sempre nos cruzeiros

Refira-se que a Creuers del Port de Barcelona gere terminais de cruzeiro em Espanha (Barcelona e Málaga) e Singapura, por onde passam mais de três milhões de passageiros/ano. A Global Liman Isletmeleri gere terminais de cruzeiro na Turquia, em Kusadasi, Bodrum e Antalya, por onde passam quase um milhão de passageiros/ano. A Royal Caribbean Cruises gere terminais de cruzeiro em Itália (Civitavecchia e Nápoles), EUA (Port Everglades, Fort Lauderdale e Cape Liberty), México (Costa Maya e Langosta), Honduras (Roatan), Belize (Belize) e Turquia (Kusadasi), por onde passam cerca de doze milhões de passageiros/ano, gerindo ainda mais de 41 navios e cerca de 100.000 cabines ocupadas por mais de cinco milhões de passageiros/ano (através das companhias Royal Caribbean International, Celebrity Cruises, Pullmantur, etc.). É de salientar, também, que o Grupo Sousa transporta cerca de 300.000 passageiros/ano (Porto Santo-Funchal).

About the author

Nuno Ribeiro

Olá, o meu nome é Nuno Ribeiro e sou fundador do Blog dos Cruzeiros, um blog sobre o mundo dos grandes cruzeiros, onde pode encontrar notícias, opiniões, sugestões, guias, companhias, navios e muito mais. Sempre que subo a bordo de um navio descrevo toda a experiência aqui para que possa ajudar quem pretende fazer um cruzeiro. Boas leituras!

Share this