fbpx
Notícias

Conheça os principais destinos para Cruzeiros no Brasil esta temporada

Com a chegada do verão ao Brasil, começa também a temporada de cruzeiros, que se estende até maio do próximo ano, e são várias as opções para embarcar em navios que chegam a visitar mais de 200 localidades no Brasil – desde os mini-cruzeiros de até quatro dias de duração, aos roteiros mais longos e portanto com mais paragens.

O presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, Marco Ferraz, revelou algumas das vantagens de viajar a bordo de um navio: “Não é preciso desfazer mala em cada cidade por onde se passa e é possível ter uma visão diferente destes destinos turísticos”.

Para o ministro do Turismo do Brasil, Henrique Eduardo Alves, a viagem de cruzeiro é uma oportunidade para conhecer o litoral do país. “Vejo muitas pessoas a viajarem de navio pelas Caraíbas e pelas ilhas gregas, mas também aqui temos um potencial enorme para explorar a nossa costa. Somos o país número um do mundo em recursos naturais”, afirmou.

Grande parte das atividades turísticas no Brasil são realizadas nas proximidades de espelhos d’água, como praias, lagos, rios e estâncias hidrominerais. No total são cerca de oito mil quilómetros de litoral e cerca de 35 mil quilómetros de vias internas navegáveis no Brasil.

O Ministério do Turismo brasileiro investiu mais de 570 milhões de reais, aproximadamente 140 milhões de euros, na estruturação e requalificação de complexos turísticos e de lazer que dão vida às orlas marítimas, fluviais e lacustres do País.

Principais destinos de paragem dos cruzeiros:

Santos, São Paulo: Santos é um dos pontos de partida para os cruzeiros que contornam a costa do Brasil e da América Latina. Antes de embarcar é aconselhável aproveitar os encantos da cidade, como as praias ensolaradas, de águas calmas e o movimento da grande cidade. Localizada a apenas 70 km de São Paulo, Santos tem fácil acesso através de estradas e de aeroportos.

Rio de Janeiro: Durante todo o ano os passageiros dos cruzeiros que passam pela costa brasileira têm o privilégio de ver a cidade maravilhosa de um ângulo diferente: a partir do mar. O grande momento, no entanto, ocorre na passagem de ano quando o céu da praia de Copacabana se tinge das cores do fogo-de-artifício. Na passagem de 2014 para 2015 mais de dois milhões de pessoas aproveitaram 16 minutos de fogo de artifício, parte delas no conforto de um navio.

Leia também  Porto de Lisboa vai cobrar Taxa Turística aos passageiros de cruzeiros a partir de Janeiro

Búzios, Rio de Janeiro: Búzios é uma paragem obrigatória para os cruzeiros. A península de aproximadamente 8 quilómetros de extensão é formada por 23 praias que contam com as mais variadas características: umas são de água morna e outras de água fria. Não é de estranhar que em 2012 a cidade tenha sido eleita o melhor destino de sol e praia do mundo por uma revista de turismo europeia.

Ilha Grande, Rio de Janeiro: É difícil escolher a mais bonita das 113 praias de Ilha Grande. Todo o cenário pode ser contemplado a partir de um navio ou por meio de trilhos da própria região. Águas cristalinas, ondas excelentes para o surf e o mar aberto são algumas das características destas praias. O charme da ilha reside nas praias desertas próximas da Mata Atlântica.

Ilhabela, São Paulo: Ilhabela é o destino ideal para quem deseja descansar em praias encantadoras e aventurar-se em trilhos e cascatas, ou surfar e fazer mergulho. A região mistura o sofisticado com o rústico, contudo, alguns lugares não têm energia elétrica.

Salvador, Bahía. Passar uma tarde em Itapuã pode ser uma boa opção se o percurso pelo qual optar incluir uma paragem em Salvador. As praias de temperatura agradável e a história da cidade encantam os visitantes e é imperativo passear no Elevador Lacerda e provar os quitutes que só as baianas oferecem.

Porto Belo, Santa Catarina. De barco ou de navio é possível chegar às praias de Porto Belo, de águas calmas e cristalinas. Aproveitar a cidade, no entanto, é possível ir além disso: existem ali pontos de mergulho, atrações culturais, locais de compras e restaurantes de comidas típicas.

Share this

Novo Cruzeiro de Grupo: Ilhas Gregas a bordo do Celebrity Infinity!