Com a chegada do verão ao Brasil, começa também a temporada de cruzeiros, que se estende até maio do próximo ano, e são várias as opções para embarcar em navios que chegam a visitar mais de 200 localidades no Brasil – desde os mini-cruzeiros de até quatro dias de duração, aos roteiros mais longos e portanto com mais paragens.
O presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, Marco Ferraz, revelou algumas das vantagens de viajar a bordo de um navio: “Não é preciso desfazer mala em cada cidade por onde se passa e é possível ter uma visão diferente destes destinos turísticos”.
Para o ministro do Turismo do Brasil, Henrique Eduardo Alves, a viagem de cruzeiro é uma oportunidade para conhecer o litoral do país. “Vejo muitas pessoas a viajarem de navio pelas Caraíbas e pelas ilhas gregas, mas também aqui temos um potencial enorme para explorar a nossa costa. Somos o país número um do mundo em recursos naturais”, afirmou.
Grande parte das atividades turísticas no Brasil são realizadas nas proximidades de espelhos d’água, como praias, lagos, rios e estâncias hidrominerais. No total são cerca de oito mil quilómetros de litoral e cerca de 35 mil quilómetros de vias internas navegáveis no Brasil.
O Ministério do Turismo brasileiro investiu mais de 570 milhões de reais, aproximadamente 140 milhões de euros, na estruturação e requalificação de complexos turísticos e de lazer que dão vida às orlas marítimas, fluviais e lacustres do País.
Principais destinos de paragem dos cruzeiros:
Santos, São Paulo: Santos é um dos pontos de partida para os cruzeiros que contornam a costa do Brasil e da América Latina. Antes de embarcar é aconselhável aproveitar os encantos da cidade, como as praias ensolaradas, de águas calmas e o movimento da grande cidade. Localizada a apenas 70 km de São Paulo, Santos tem fácil acesso através de estradas e de aeroportos.
Rio de Janeiro: Durante todo o ano os passageiros dos cruzeiros que passam pela costa brasileira têm o privilégio de ver a cidade maravilhosa de um ângulo diferente: a partir do mar. O grande momento, no entanto, ocorre na passagem de ano quando o céu da praia de Copacabana se tinge das cores do fogo-de-artifício. Na passagem de 2014 para 2015 mais de dois milhões de pessoas aproveitaram 16 minutos de fogo de artifício, parte delas no conforto de um navio.
Búzios, Rio de Janeiro: Búzios é uma paragem obrigatória para os cruzeiros. A península de aproximadamente 8 quilómetros de extensão é formada por 23 praias que contam com as mais variadas características: umas são de água morna e outras de água fria. Não é de estranhar que em 2012 a cidade tenha sido eleita o melhor destino de sol e praia do mundo por uma revista de turismo europeia.
Ilha Grande, Rio de Janeiro: É difícil escolher a mais bonita das 113 praias de Ilha Grande. Todo o cenário pode ser contemplado a partir de um navio ou por meio de trilhos da própria região. Águas cristalinas, ondas excelentes para o surf e o mar aberto são algumas das características destas praias. O charme da ilha reside nas praias desertas próximas da Mata Atlântica.
Ilhabela, São Paulo: Ilhabela é o destino ideal para quem deseja descansar em praias encantadoras e aventurar-se em trilhos e cascatas, ou surfar e fazer mergulho. A região mistura o sofisticado com o rústico, contudo, alguns lugares não têm energia elétrica.
Salvador, Bahía. Passar uma tarde em Itapuã pode ser uma boa opção se o percurso pelo qual optar incluir uma paragem em Salvador. As praias de temperatura agradável e a história da cidade encantam os visitantes e é imperativo passear no Elevador Lacerda e provar os quitutes que só as baianas oferecem.
Porto Belo, Santa Catarina. De barco ou de navio é possível chegar às praias de Porto Belo, de águas calmas e cristalinas. Aproveitar a cidade, no entanto, é possível ir além disso: existem ali pontos de mergulho, atrações culturais, locais de compras e restaurantes de comidas típicas.