A companhia de luxo Compagnie du Ponant foi fundada em Abril de 1988 com o nome de Iles du Ponant Compagnie. Em 2006 a empresa mudou-se para Marselha e integrou-se em outro grupo, o CMA CGM, que em 2012 vendeu a empresa para Bridgepoint Capital.
Foi nessa altura que o nome da companhia foi alterado para o actual, Compagnie du Ponant, deixando de fazer referência às ilhas e procurando adoptar um nome mais memorável para o mercado dos cruzeiros. A companhia começou inicialmente apenas com um veleiro de três mastros, denominado Le Ponant, sendo que hoje tem, além do veleiro, outros três navios e está agora para chegar um quarto navio, de dimensões superiores.
Agora a companhia veio a público anunciar a nova mudança de nome, que tem como objectivo simplificar toda a comunicação e tornar-se ainda mais marcante, ficando apenas Ponant.
Com o seu novo nome, a companhia reitera o seu compromisso de aumentar o seu negócio internacional, sem nunca esquecer a sua origem e mantendo-se fiel à mesma, assim como aos valores que a levaram ao grande êxito, descobrir tesouros pelo mundo pela via marítima, através de navios de luxo de pequena dimensão.
Obviamente que o passo seguinte, após o anúncio do novo nome, é a apresentação de toda a nova imagem. Mantendo as mesmas linhas já existentes, a companhia salientou as 3 velas do primeiro navio da sua frota, alterando também o tipo de letra para algo mais elegante e adoptando também os termos “Yacht Cruises & Expeditions” como complemento ao logótipo.