O comandante do Costa Concordia já se encontra em julgamento e na última audiência acabou por fazer declarações que têm vindo a correr o mundo, culpando o timoneiro pelo naufrágio do navio. Segundo indicações de Francesco Schettino, a responsabilidade deverá recair sobre o timoneiro e não sobre si, como a maioria das pessoas pensa.
O comandante do navio é actualmente acusado de homicídio por negligência, de ter causada o naufrágio do navio e ainda de ter abandonado o navio antes dos 4200 passageiros que se encontravam no seu interior. Morreram 32 pessoas naquela noite e só na semana passada é que o navio foi colocado na posição vertical, através de uma grande operação de resgate.
Apesar de todos terem criticado as acções do comandante e de acreditarem que este é culpado de tudo que aconteceu, este insiste em afirmar que foi feito bode expiatório de erros da restante tripulação, assim como continua a culpar os problemas mecânicos, agravando ainda mais a tragédia.
Já em tribunal, Schettino afirmou que queria abrandar o navio, mas que foi o homem que estava ao leme no momento que não cumpriu as ordens correctamente, fazendo com que o navio navegasse na direcção errada e levando ao choque. Assim, o homem que controlava o leme no momento, Jacob Rusli Bin é agora acusado pelo comandante de desobediência.
Segundo as indicações do comandante, foi essa falha que o timoneiro teve que originou o atraso na alteração da rota do cruzeiro, tornando assim fatal a viagem para 32 pessoas. Agora que o navio já se encontra na sua posição normal a equipa de advogados de defesa do comandante quer especialistas no interior do mesmo para perceber os supostos problemas mecânicos que estes alegam.