Notícias

CLIA publica Relatório Anual sobre a Indústria de Cruzeiros (16 novos navios são esperados em 2022)

Grandeur of the Seas

A Cruise Lines International Association, o grande expoente da comunidade global de cruzeiros, publicou hoje o relatório 2022 State of the Cruise Industry Outlook. O relatório anual mostra que a indústria de cruzeiros prosseguiu a retoma de atividade de forma responsável, com protocolos comprovados que estão na vanguarda do setor, além de sublinhar o valor do turismo de cruzeiros para as comunidades locais e economias nacionais em todo o mundo e de apresentar os principais dados sobre o progresso contínuo do setor no que diz respeito ao objetivo de descarbonizar as operações dos navios.

O relatório 2022 State of the Cruise Industry Outlook oferece uma oportunidade para refletirmos sobre as metas já alcançadas pelo setor, já que as companhias de cruzeiros marítimos da CLIA receberam mais de seis milhões de passageiros a bordo desde o reinício das operações em julho de 2020. Apesar de continuarmos a privilegiar a saúde e a segurança, o nosso setor está igualmente na vanguarda no que toca à sustentabilidade ambiental e à gestão de destinos“, afirmou Kelly Craighead, presidente e CEO da CLIA.

O turismo costeiro e marítimo é um importante motor económico, e continuamos a trabalhar em parceria com destinos de cruzeiro para permitir que as comunidades locais tirem proveito de um turismo responsável. Os nossos membros estão igualmente a investir em novas tecnologias e novos navios e continuam a perseguir o objetivo de descarbonizar as operações dos navios até 2050.

O relatório de perspetivas para 2022 apresenta igualmente reflexões de parceiros da indústria de cruzeiros e membros da comunidade em todo o mundo, como Robert Courts MP, Ministro do Mar do Reino Unido; Mato Franković Presidente da Câmara de Dubrovnik; Laura McDonnell, lojista em Juneau, Alasca; e Alex Fraile, guia turístico em Palma de Maiorca, Espanha; Danny Genung, CEO, Harr Travel; e Mandy Goddard, M.Ed., Conselheiro CLIA Elite Cruise (ECC).

Frota do Futuro

Até 2027, a frota de cruzeiros marítimos da CLIA irá refletir avanços significativos na busca de um futuro mais limpo e eficiente por parte da indústria de cruzeiros.

  • 26 Navios de cruzeiro movidos a GNL
  • 81% de capacidade global equipada com sistemas avançados de tratamento de águas residuais
  • 174 navios de cruzeiro com capacidade de receber energia diretamente da rede elétrica terrestre

Impacto Económico Global em 2020

Em comparação com 2019, os dados económicos relativos a 2020 ilustram os profundos efeitos da pandemia na comunidade de cruzeiros em geral e sublinham a importância do turismo de cruzeiros para as economias de todo o mundo.

  • 5,8 milhões de embarques de passageiros (-81%)
  • 576.000 postos de trabalho associados à indústria de cruzeiros (-51%)
  • 64,4 mil milhões de dólares de contribuição económica total (-59%)
Leia também  MSC Poesia e Silver Moon estrearam-se este fim de semana no Porto de Leixões

Progresso da retoma

A aplicação de protocolos na vanguarda do setor está a facilitar a retoma do turismo de cruzeiro em todo o mundo, possibilitando o regresso das pessoas à sua atividade laboral e refortalecendo as economias locais e nacionais.

  • Mais de 75% da capacidade de membros transoceânicos voltou a operar
  • Prevê-se que quase 100% esteja a operar em agosto de 2022

Valor dos turistas de cruzeiros

Os turistas de cruzeiros, e o dinheiro que despendem, criam empregos e oportunidades para as comunidades locais em todo o mundo.

  • Por cada 24 turistas de cruzeiros é criado um posto de trabalho a tempo inteiro equivalente
  • Os turistas de cruzeiros despendem uma média de 750 dólares por passageiro em cidades portuárias ao longo de um cruzeiro típico de sete dias
  • 6 em cada 10 pessoas que fizeram um cruzeiro afirmam que regressaram a um destino que visitaram pela primeira vez numa viagem de cruzeiro

Gestão de destinos

A colaboração contínua com as comunidades locais nos destinos visitados pelos navios de cruzeiro continua a ser um ponto essencial para a indústria de cruzeiros, como em Dubrovnik, na Croácia, nos destinos gregos de Corfu e Heraklion e na cidade de Palma nas Ilhas Baleares.

Novos navios em 2022

Prevê-se que as companhias de cruzeiros dos membros transoceânicos da CLIA estreiem 16 navios de cruzeiro em 2022, incluindo cinco navios movidos a GNL e nove navios de expedição. Todos os navios a estrear em 2022 estarão equipados com sistemas avançados de tratamento de águas residuais.

Poderá consultar o relatório 2022 State of the Cruise Industry Outlook na íntegra aqui.

Precisa de Aconselhamento? Sugestões de Itinerários? Dicas sobre Navios? Nós ajudamos!