A Celebrity Cruises anunciou que será Reshma Saujani a madrinha do novo Celebrity Apex, o segundo navio da Classe Edge que chegou para revolucionar a indústria dos cruzeiros. Reshma Saujani, fundadora e CEO de Girls Who Code, uma organização internacional sem fins lucrativos, e autora do best-seller internacional “Brave, Not Perfect”, irá batizar o novo navio a 30 de Março de 2020, na cerimónia oficial de inauguração, em Southampton, Reino Unido.
Tradicionalmente, a madrinha de um navio é a personificação do mesmo. Para os inovadores navios da Classe Edge, a Celebrity está a homenagear mulheres que estão a inovar e a liderar nas áreas profissionais em que atuam. A madrinha do Celebrity Edge, que foi inaugurado em novembro de 2018, é Malala Yousafzai, a quem foi atribuído o Prémio Nobel da Paz, por defender a igualdade de oportunidades educacionais para meninas no mundo inteiro.
Desde o seu lançamento nos Estados Unidos, em 2012, Girls Who Code ajudou 185.000 meninas em quase todas as etapas do seu percurso educacional. A organização pretende eliminar a diferença de género na indústria informática até 2027. Girls Who Code foi considerada a organização mais inovadora do mundo pela revista Fast Company, em 2019.
Além de ser a fundadora e CEO de Girls Who Code, Reshma Saujani tem sido ativista ao longo da sua vida e foi a primeira mulher com dupla nacionalidade, indiana e americana, a concorrer ao Congresso dos Estados Unidos da América, em 2010. Fez uma apresentação no TED sobre o best-seller Brave, Not Perfect, que se tornou viral e desencadeou uma discussão mundial sobre a educação de meninas e como as podemos ajudar a serem mais corajosas, a aceitarem as suas vulnerabilidades e a terem melhor qualidade de vida.
O trabalho que Reshma tem desenvolvido, tem sido amplamente reconhecido, incluindo ter sido considerada: a empreendedora mais inovadora do ano, pelo Wall Street Journal; uma das mulheres que estão a mudar o mundo, pela Forbes; uma das pessoas mais criativas do mundo, pela Fast Company; uma das líderes mais influentes, pela Fortune World, entre outras distinções. Venceu ainda o prémio Harold W. McGraw, Jr da Educação.
Lisa Lutoff-Perlo, Presidente e CEO da Celebrity Cruises, afirmou: “A Reshma está a contrariar a tradição de uma indústria maioritariamente dominada por homens. Está a modificar a perspetiva que existe relativamente à aparência física e metodologia de trabalho de um Programador Informático, inspirando as novas gerações de meninas e mulheres a terem a coragem de conquistar este setor de atividade. Por ser uma visionária e impulsionadora de mudança, é a madrinha certa para o revolucionário Celebrity Apex”.
Reshma Saujani afirmou: “A Girls Who Code tem a missão de colmatar a diferença de género na indústria tecnológica e informática e a Celebrity Cruises tem a mesma missão na indústria dos cruzeiros. É uma honra ter o apoio da Celebrity Cruises na nossa causa e ser escolhida para madrinha do Celebrity Apex”.
Adicionalmente, a Celebrity irá contar com a colaboração da Girls Who Code para incluir a codificação informática no programa para jovens, Camp at Sea, a bordo do Celebrity Apex e Celebrity Edge.
O Celebrity Apex será inaugurado em abril de 2020, com uma mini temporada de cinco cruzeiros no Norte da Europa. No verão vai operar cruzeiros de 7 a 12 noites pelo Mediterrâneo e, em novembro, reposiciona-se em Fort Lauderdale para uma temporada de inverno nas Caraíbas, com partidas todas as semanas.
Clique aqui para consultar todos os itinerários do Celebrity Apex para 2020