Costa Cruzeiros

Casco do Costa Toscana começa a ser montado nos estaleiros de Meyer Turku na Finlândia

Casco do novo navio Costa Toscana

A montagem do casco do Costa Toscana, segundo navio da Costa Cruzeiros a ser movido por GNL (Gás Natural Liquefeito), começou nesta terça-feira, 11 de fevereiro. O navio Costa Toscana é irmão gémeo do Costa Smeralda, que entrou em operação em 21 de dezembro de 2019.

Devido ao uso de Gás Natural Liquefeito, inovação que o Grupo Costa foi o primeiro a introduzir no setor de cruzeiros, a nova classe de navios de baixo impacto ambiental pode praticamente eliminar as emissões de dióxido de enxofre (emissões zero) e de partículas (redução de 95 a 100%), e reduzir significativamente as emissões de óxidos de nitrogénio (redução direta de 85%) e CO2 (redução de até 20%).

O Costa Toscana e o Costa Smeralda integram plano de expansão que inclui um total de sete novos navios sendo entregues ao Grupo Costa até 2023 a partir de um investimento total de mais de 6 mil milhões de euros. Cinco destes novos navios são abastecidos por GNL.

O início da montagem do casco do Costa Toscana foi celebrado numa cerimónia envolvendo executivos da Costa Cruzeiros e do estaleiro Meyer Turku. A presidente da câmara de Turku, Minna Arve, foi escolhida como madrinha do evento. De acordo com a tradição naval, durante a cerimónia, várias moedas comemorativas foram colocadas na quilha do navio como símbolo de boa sorte para os membros da tripulação, passageiros e futuros cruzeiros.

Nas próximas semanas, o navio começará a tomar forma na doca seca do estaleiro, onde uma grande parte do casco já está posicionada. A estrutura tem 100 metros e corresponde à “unidade flutuante da casa das máquinas”, contendo os motores do novo navio.

Este momento simbólico na construção do Costa Toscana marca mais um passo importante no uso de GNL para o setor de cruzeiros. Fomos os primeiros no mundo a acreditar nessa inovação há cinco anos, quando encomendamos estes novos navios, iniciando assim um processo para tornar o turismo cada vez mais sustentável. Atualmente, o GNL é a solução que permite obter os melhores e mais imediatos resultados para a redução do impacto ambiental dos navios”, disse Neil Palomba, presidente da Costa Cruzeiros.

Aproveitamos sempre as experiências de navios anteriores, mas o Costa Toscana terá um design e características totalmente novas para inspirar os passageiros. Hoje (11 de fevereiro) é o dia em que tudo isso começa a se ser visível na forma de um belo navio”, afirmou Jan Meyer, CEO da Meyer Turku.

Leia também  Costa Fascinosa parte para a 26ª Edição do Cruzeiro Fitness

O uso de GNL em navios de cruzeiro pela primeira vez é parte de um projeto maior de inovação responsável promovido pelo Grupo Costa para reduzir o impacto ambiental de sua frota. Cerca de 70% dos navios do grupo atualmente em serviço estão equipados com sistemas de limpeza de gases de escape chamados Advanced Air Quality Systems, que garantem a eliminação quase completa de óxidos de enxofre, uma redução de 75% em particulas e uma diminuição substancial em óxidos de nitrogénio.

O Grupo Costa também é pioneiro no uso de “energia em terra”, possibilitando que os navios sejam alimentados com eletricidade da terra enquanto estão atracados, e e tem feito grandes investimentos para introduzir a tecnologia em todos os navios atualmente em atividade. A empresa está ainda a testar o uso de baterias de lítio e células de combustível em alguns dos seus navios.

O cruzeiro inaugural do Costa Toscana parte de Hamburgo, na Alemanha, no dia 28 de junho de 2021: 14 dias rumo a Savona e um roteiro que inclui paradas de dois dias e uma noite em Lisboa, Barcelona e Marselha, três das mais belas cidades da Europa. O Costa Toscana oferecerá roteiros de uma semana ao longo do verão 2021 e seguirá até a primeira semana de novembro visitando os destinos de Savona, Nápoles, Cagliari, Palma de Maiorca, Barcelona e Marselha, no Mediterrâneo Ocidental.

De meados de novembro de 2021 até o período da Páscoa de 2022, o navio continuará a fazer itinerários de uma semana. No entanto, as cidades de Palermo e Civitavecchia/Roma serão incluídas no lugar de Nápoles e Cagliari.

Add Comment

Click here to post a comment

Nuno Ribeiro

Olá, o meu nome é Nuno Ribeiro e sou fundador do Blog dos Cruzeiros, um blog sobre o mundo dos grandes cruzeiros, onde pode encontrar notícias, opiniões, sugestões, guias, companhias, navios e muito mais.

Sempre que subo a bordo de um navio descrevo toda a experiência aqui para que possa ajudar quem pretende fazer um cruzeiro. Boas leituras!