Recentemente o grupo Carnival anunciou a construção de 4 novos navios para a sua frota. Segundo as declarações do grupo, dois dos navios já têm como destino definido a frota da AIDA Cruises, enquanto que os outros dois estão previstos integrar a frota da Costa Cruzeiros, ainda sem confirmação.
Estes novos navios serão os primeiros navios de cruzeiro a serem movidos através de gás natural, reduzindo a poluição da atmosfera, uma das áreas em que o grupo mais se dedica. Com mais de 180 mil toneladas de arqueação bruta, está previsto que todos eles tenham capacidade para receber perto de 6600 passageiros, tornando-se por isso os maiores do mercado no número de passageiros, uma vez que actualmente os maiores navios, da classe Oasis da Royal Caribbean têm capacidade para receber 6300 passageiros.
Estes 4 novos navios são os primeiros que a Carnival pretende construir até ao ano de 2022, sendo que no total serão 12 navios a serem apresentados. Faltam por isso confirmar os últimos 4 navios, uma vez que a Holland America já tem previsto 2 navios, a Princess Cruises um navio, gémeo do Royal Princess, e ainda a Seabourn também tem prevista a entrada do Seabourn Encore.
Os dois navios que vão integrar a frota da AIDA Cruises têm entrega prevista para 2019 e 2020, sendo que ainda este ano a companhia irá receber o novo AIDAPrima, com capacidade para 3300 passageiros, existindo também uma opção em aberto para a construção de um navio gémeo na China.