O porto de Lisboa é dos mais populares no mundo dos Cruzeiros Marítimos, com escalas todos os dias e navios a entrarem e saírem várias vezes ao dia, seria de esperar que esta influência trouxesse novidades para o porto e consequentemente para a cidade.
Com o principal objectivo de juntar entidades públicas e privadas que querem promover e melhorar a actividade de cruzeiros na nossa capital, surgiu o Lisbon Cruise Club, um espaço bastante acolhedor e com objectivos bem definidos de forma a melhorar toda a actividade na cidade.
Apesar de só agora ser oficial e falado nos meios de comunicação social, foi no dia 28 de Fevereiro que este foi formalmente constituído, durante a reunião anual sobre a temática dos cruzeiros. Segundo os responsáveis, esta entidade visa uma estratégia comercial e não só com fortes sinergias e parcerias entre os parceiros presentes de forma a levar a cidade de Lisboa aos mais altos níveis da referência mundial dos cruzeiros, fazendo com que Lisboa se torne o destino de grande parte dos cruzeiros de excelência.
No que diz respeito às entidades presentes no clube, destacam-se algumas de referência nacional e não só, como por exemplo a APL (Administração do Porto de Lisboa), a agência de viagens Blandy, a AHRESP – Associação de Hotelaria, Restauração e Similares, a ANA – Aeroportos de Portgal, a ANTRAL, a MELAIR – Agência de Viagens e Representaçoes Turísticas, a MSC Cruzeiros e MSC Portugal, o Turismo de Portugal, a Viagens Abreu e a União de Associações do Comércio, entre muitas outras entidades. As áreas aqui representadas são igualmente diversas, desde o sector portuário, passando pelo lazer, pelos transportes, pela logística, pelo turismo e até por agentes económicos.
Sendo este o principal responsável pelo desenvolvimento do mercado de Cruzeiros em Portugal actualmente, surgiu com várias intensões, uma das quais promover e desenvolver a formação e troca de informação entre os próprios parceiros dentro do clube e dinamizar todo o mercado de forma a privilegiar não só os turistas nacionais como internacionais que cheguem à cidade.