Para este ano de 2015 as previsões da indústria de cruzeiros em Cabo Verde são bastante animadoras, nomeadamente para Porto Grande e Porto da Praia, onde ambos prevêem uma temporada de sucesso com o aumento de escalas e passageiros.
Assim, segundo as previsões apresentadas recentemente, Porto Grande espera receber um total de 61 escalas, correspondendo a mais de 44 mil passageiros durante este ano, representando assim mais 7 escalas e 5 mil passageiros que no ano passado. Já os números do porto da Capital ainda não podem ser revelados pois ainda não foram feitos os calendários e a quantificação de navios e passageiros.
Apesar de ainda se encontrar em fase de estudos técnicos e montagem financeira, a construção do Terminal de Cruzeiros no Porto Grande é uma das razões para o aumento de actividade da indústria de cruzeiros, valorizando assim este destino turístico. Além disso, o Terminal de Cruzeiros de São Vicente pode também trazer benefícios para a economia cabo-verdiana, com a captação de novos segmentes de negócio, valorização paisagística da zona e ainda a possibilidade dos navios ficarem mais tempo na região.
De acordo com as declarações feitas ainda durante esta semana, a entrada do arquipélago na Associação Atlântica de Cruzeiros, ainda este mês, é outro dos factores para que a região tenha uma temporada de sucesso, ajudando a promoção destas ilhas como um destino de cruzeiros de eleição para algumas companhias.