Segundo informações colocadas no website da companhia P&O Cruises, o próximo navio da frota terá o nome de Britannia e está a ser construído exclusivamente para o mercado britânico, sendo que segundo informações recentes existem indícios que o navio será baseado no Royal Princess.
O navio está previsto chegar na primavera de 2015 , representando o melhor do melhor. Este é o maior navio de cruzeiro construído exclusivamente para a Grã-Bretanha, sendo que vai combinar a assinatura da companhia, com os recursos e as mais recentes inovações em restaurantes, entretenimento e design moderno.
Terá a capacidade de receber cerca de 3,600 passageiros, com 141 toneladas de arqueação bruta, ou seja 25 mil toneladas a mais que o navio anterior da companhia, conseguindo assim também aumentar a capacidade em 24%. A P&O Cruises anunciou também que o Britannia vai combinar as características clássicas existentes nos navios Oriana e Aurora, com as opções e diversidade existentes no Ventura e Azura, além dos conceitos tecnológicos e de entretenimento de novidade que vão aparecer.
Já no que diz respeito à liderança do navio, o Capitão Paul Brown é o sortudo escolhido para dirigir o navio, um marinheiro experiente que se juntou à companhia ainda em 1996, sendo promovido a primeiro capitão sensivelmente 10 anos depois, em 2007, a bordo do navio Aurora. Paul Brown já passou pelo Artemis, Oriana, Ventura e Azura.
Em termos de números, o Britannia tem a capacidade para 3,600 passageiros, mais de 1 milhão de libras gastos em arte para decorar os espaços do navio, 13 bares, restaurantes e cafés e 15 decks de passageiros.